Setor solicita mais atenção de parlamentares ao café

Imprimir
Na quarta-feira, 20, o presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, participou da solenidade oficial da Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento ocorreu entre os dias 19 e 21 de março e foi uma iniciativa da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Conselho Nacional do Café (CNC), com apoio das cooperativas Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cocapec, Cocatrel, Agrocoop, Cafesul, Cooabriel, Comamo e Coopeavi, que apresentaram seus cafés ao público.

Em um estande do Movimento SomosCoop, foram servidos cafés produzidos nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rondônia, como forma de promover diversas origens produtoras e a força do cooperativismo na cafeicultura. O evento também teve como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor, de diversas partes do país, e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro, comenta que a Semana de Degustação foi uma excelente oportunidade para colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, considerando que o setor não teve a visibilidade merecida nas ações do Governo Federal nos últimos anos. “Nossas cooperativas já fazem a parte delas ao oferecer insumos, assistência técnica e uma remuneração justa ao produtor, contudo, é necessário o apoio de parlamentares e representares do governo federal para que a cafeicultura cresça de forma sustentável e perene”, explica.

Para Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, o café brasileiro é produzido, em grande parte, por pequenos cafeicultores, que só conseguem viabilizar sua produção graças a uma das cerca de 100 cooperativas que trabalham com o grão. “Esse evento é fundamental para convidar deputados e senadores para tomarem um cafezinho conosco e, assim, conhecerem um pouco mais o nosso café, produzido por cooperativas. Afinal, o cooperativismo é uma alavanca fundamental que pode transformar o Brasil”, enfatiza.

O deputado Evair de Melo, presidente da Frencoop, também é cafeicultor e conhece de perto a relevância da organização dos produtores em cooperativas. Segundo ele, além de aromas e sabores, o cooperativismo é responsável pelo blend dos interesses de todos aqueles que dedicam a vida à produção de café. “Nós precisamos de um olhar mais atencioso do parlamento. O cafeicultor sofre com a falta de uma política justa de preços e com a insegurança de um mercado instável”, finaliza.

Fonte: P1 / Ascom CNC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto