CIM/UFLA marca presença no Seminário Nacional do Campo Futuro

Imprimir
Representantes apresentaram resultados do projeto e apontaram soluções inovadoras para a melhoria da gestão rural
O coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, e o coordenador do projeto Campo Futuro no CIM, Heitor Parreiras, marcaram presença no 4º Seminário Nacional do Campo Futuro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no dia 24/10, em Brasília/DF. Na ocasião, eles puderam tornar públicos os resultados do trabalho realizado para as cadeias produtivas de cafeicultura, horticultura e fruticultura.

Na parte da manhã, foi discutido o tema “Panorama da rentabilidade no campo e propostas das organizações de pesquisa para melhoria da gestão rural”, com apresentação de Castro Júnior sobre três propostas: utilização dos mercados futuros como ferramenta para a melhoria de renda, modelo de assistência técnica e gerencial coletiva para agricultores, e ambientes institucionais que favoreçam a criação de startups. “Precisamos desenvolver ações que direcionem os produtores a utilizarem os mercados futuros, como programas em parceria entre entidades públicas e privadas para treinamento e desenvolvimento de técnicos com conhecimento em Mercado de Derivativos, além de proporcionar condições, por meio de ações coletivas, para que pequenos produtores possam se beneficiar do processo”, ressaltou.

Para o professor, a utilização dos mercados futuros pode se dar com a disponibilização de profissionais que mostrem ao produtor as vantagens quanto à gestão de risco, viabilizando as operações. Ele também propôs o financiamento da Margem de Garantia e Ajustes Diários, por meio de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Quanto ao modelo de assistência coletiva, a proposição prevê o seguinte ciclo de aprendizagem: Experiência/Observação; Análise/Reflexão; Informação Adicional/Troca de Experiência; Aplicação/Tomada de Decisão. Este modelo seria uma proposta em sintonia ao que já é utilizado pela Fundação Newmann, mas que abrange apenas a assistência e a metodologia do Senar, utilizando a assistência técnica e gerencial de forma individual.

O representante da UFLA citou, ainda, a experiência bem sucedida da universidade em relação à criação de um espaço de desenvolvimento de startups, o InovaHub, com foco no agronegócio. O local atua nas etapas de Sensibilização; Educação e Conexão; Ideação; Pré-Aceleração; Startups Residentes; e Transferência de Tecnologia.

Resultados

No período da tarde, Heitor Parreiras ficou a cargo da apresentação dos resultados do projeto Campo Futuro no ano 2018, no âmbito do CIM, relacionados às culturas de café (arábica e robusta), banana (prata e nanica), maçã (gala, fuji e eva), alho, batata, brócolis, cenoura e tomate. Ele mencionou os fatores meteorológicos que influenciaram positiva ou negativamente a produção dessas culturas nas regiões analisadas, bem como a situação desse fator para o início da próxima safra.

Parreiras também citou os principais problemas de pragas e doenças enfrentadas em cada uma das culturas onde houve pressão desses fatores, além de apresentar perspectivas para a próxima safra. “O seminário foi um evento bastante proveitoso, que contou com a presença de grandes nomes do agronegócio brasileiro. O evento nos deu uma visão geral do cenário atual da agricultura e pecuária brasileiras, bem como do que se esperar para o futuro desses setores”, destacou.

Na ocasião, foi assinado o termo de criação da Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste, que será formada pela CNA e as Federações de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Mato Grosso (Famato) e Mato Grosso do Sul (Famasul). A Aliança terá a função de gerar análises, dados macroeconômicos e informações sobre a atividade agropecuária na região.

Também durante o seminário foi lançado o livro Resultados 2018 – Projeto Campo Futuro, em conjunto com os centros de pesquisa ligados ao projeto em todo o Brasil. O CIM participou diretamente da elaboração dos capítulos de cafeicultura, horticultura e fruticultura.

Sobre o Campo Futuro

É um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação, direcionada ao gerenciamento de risco de preços, custos e produção. A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisas, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. O levantamento das informações é feito por meio de painéis nas principais regiões produtoras e municípios de cada atividade produtiva.

Fonte: Ascom InovaCafé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto