Brasil: patrocinador oficial da maior feira do mundo em café especiais – SCAA 2011
Através de reunião realizada na diretoria da SCAA – Associação Americana de Cafés Especiais, aos 16 de abril de 2010, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado solicitou o Brasil ser o sponsor (patrocinador oficial) da Feira de 2011, a ser realizada em Houston, no estado do Texas.
O pedido foi analisado e aceito já que o país, que é o maior consumidor de café do mundo estava há mais de 9 anos sem se mostrar como grande potência no Mercado de Cafés Especiais Americanos.
Com a presença da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, definiu-se que a mesma coordenará toda a organização com apoio das regiões produtoras. Na oportunidade, o Brasil mostrará que dentro do mesmo país existem várias origens, com diferenciadas características intrínsecas de bebida, assim o objetivo principal é promover o café brasileiro com seus diferentes terroirs (identidades de produção de cada região) e saivo-fairs (saber fazer específicos de cada região).
Ademais, a BSCA está se abrindo enquanto entidade representativa dos cafés especiais brasileiros, para entrada de membros das diversas regiões com o objetivo de se tornar mais forte e mais representativa no tocante aos cafés verdes brasileiros.
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, enquanto representante do Café do Cerrado, participante do Conselho da SCAA, felicita-se em fazer parte desta estratégia de alavancagem do marketing brasileiro e de suas regiões, juntamente com a BSCA, disponibilizando-se nos trabalhos, haja vista sua representatividade: são 55 municípios produtores de café e mais de 3500 cafeicultores abrangidos pelo Cerrado Mineiro.
Sem dúvida, o Brasil é um país produtor que possui cafés para atender qualquer torrefação em nível mundial, fator que já está sendo mostrado pela própria entrada dos cafés especiais brasileiros na Starbucks.
Fonte: Comunicação Café do Cerrado – Federação dos Cafeicultores do Cerrado