Safra de café do Brasil estimada em 47 mi sacas

Imprimir

A safra de café do Brasil em 2010/11 foi estimada na quinta-feira, 16/09, em 47 milhões de sacas de 60 kg pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou seu segundo levantamento para a commodity na temporada.

Na primeira pesquisa, divulgada em janeiro, a Conab havia estimado a safra 10/11 em um intervalo de 45,9 milhões a 48,7 milhões de sacas.

A projeção deste mês indica que a nova safra, cuja colheita já começou, não será recorde. A maior produção do Brasil, segundo a companhia, foi de 48,5 milhões de sacas, em 2002/03. O mercado aguarda uma safra 10/11 superior a 50 milhões de sacas.

A Conab previu que o Brasil colherá 35,3 milhões de sacas de café arábica em 10/11, contra intervalo de 34 milhões a 36,1 milhões de sacas na primeira estimativa.

A produção de café do tipo robusta foi projetada em 11,7 milhões de sacas, ante 11,9-12,5 milhões de sacas na previsão anterior.

A safra da temporada passada, um ano de baixa no ciclo bianual do arábica, foi mantida em 39,5 milhões de sacas.

"O bom resultado (em 10/11) é fruto da bienalidade positiva da cultura, que é intercalada entre um ciclo alto e baixo. Quando a comparação é feita em relação a 2008, ano também de bienalidade positiva, o crescimento (na safra) é de 2,85 por cento", afirmou a Conab em relatório.

O café tipo arábica representa cerca de 75 por cento da produção total do país, o maior produtor e exportador mundial.

"Colher uma safra de ciclo alto num momento em que o mercado internacional se ressente da falta de bons cafés arábicas é uma oportunidade para ocupar maior espaço nos blends, ou seja, produtos que resultam da composição de diferentes tipos de café", afirmou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em comunicado.

Rossi destacou ainda que o governo federal "formulará políticas adequadas para que o país comercialize sua safra com boa remuneração aos produtores". Mas não deu detalhes.

Nesta semana, o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, afirmou que o governo ainda discute alternativas para apoiar os produtores.

Fonte: Agência Estado 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *