Chuvas em Varginha foram semelhantes à média histórica em Setembro

Imprimir

O índice pluviométrico do mês de setembro em Varginha (MG) foi de 83,5 milímetros, volume semelhante à média histórica para o mês, que é de 80,8 mm. No final do mês, o déficit hídrico foi de 92,0 mm, segundo o levantamento do Procafé (Programa de Apoio Tecnológico à Cafeicultura) de Varginha, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A temperatura média no período foi de 20,4C, semelhante à média histórica. A temperatura máxima absoluta foi de 32,8C e a mínima 10,4C. Quanto ao crescimento vegetativo, 1,46 nós por ramo foi o crescimento médio anotado, semelhante à média, que é de 1,5 nós por ramo.

Em relação especificamente a doenças, nas lavouras sem controle, amostradas na Fazenda Experimental de Varginha, o índice médio de infecção por Ferrugem foi de 7,37%, variando de 1,5 a 13,5%. "O controle não é mais recomendado por se tratar de inoculo residual", aponta o Procafé.

A infecção por cercóspora teve média de 7,8%, residual do ciclo anterior, sem necessidade de controle. Já a phoma não teve registro de infecção, mas deve-se efetuar o monitoramento e controle em locais propícios ao ataque da doença na pós-florada, principalmente em lavouras com potencial produtivo, aponta o Procafé.

O bicho mineiro teve ataque médio de 4,6%, com tendência a redução, devendo-se efetuar o monitoramento de adultos e larvas vivas, principalmente em lavouras novas para verificar a necessidade de controle.

O ácaro vermelho não teve incidência. A broca, por sua vez, teve baixa incidência. "Colheita está sendo encerrada e o controle não é mais recomendável tendo em vista o período residual dos inseticidas utilizados", de acordo com o Procafé.

——————————————————————————

ALERTA GERAL

"- O regime pluviométrico não foi suficiente para elevar o armazenamento ideal de água no solo para Varginha e Boa Esperança, porém, as chuvas retornaram de maneira significativa a partir do dia 20, com precipitação superior a evapotranspiração, até o final do mês. Para o mês de outubro a irrigação será necessária, somente se as precipitações forem inferiores a evapotranspiração.

– Para a região de Carmo de Minas o armazenamento de água no solo é satisfatório, não justificando a irrigação.

– Mediante ocorrência de florada significativa no final do mês, para lavoras com potencial produtivo e histórico de ocorrência de phoma, é recomendável efetuar controle com fungicidas específicos na pós-florada."

Fonte: Safras & Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto