Editora UFLA lança livros sobre cafeicultura

Imprimir

As obras: “SEMIOLOGIA DO CAFEEIRO – Sintomas de desordens nutricionais, fitossanitárias e fisiológicas” e “Planejamento e gestão e da propriedade cafeeira”, acabam de ser oficialmente lançadas pela Editora UFLA, em cerimônia realizada na última quinta-feira (16), no auditório da Universidade Federal de Lavras. Ao todo, foram 10 livros lançados, com a presença do reitor da UFLA, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, da pró-reitora de Pesquisa Édila Vilela de Resende Von Pinho, do diretor da Editora UFLA, Renato Paiva e do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, José Oswaldo de Siqueira.

“SEMIOLOGIA DO CAFEEIRO – Sintomas de desordens nutricionais, fitossanitárias e fisiológicas” foi editado pelo professor de cafeicultura da UFLA, Rubens José Guimarães; pelo reitor da UFLA, Antônio Nazareno Guimarães Mendes e pela doutoranda Danielle Pereira Baliza. Com o apoio financeiro do Consórcio Pesquisa Café, a obra reúne 15 autores, vinculados a instituições de excelência em ensino e pesquisa, com destaque para a parceria entre UFLA e EPAMIG. Além de um time de peso que assina os cinco capítulos, 34 colaboradores contribuíram com referências e imagens ilustrativas.

Ao todo, são 215 páginas e 153 fotografias que ajudam na identificação dos problemas para se chegar a um diagnóstico preciso. Os autores foram buscar na medicina o termo semiologia, relacionado ao estudo dos sinais e sintomas de doenças, inovando ao trazer para a área de ciências agrárias este novo conceito, servindo de ferramenta de consulta para a observação de desordens nutricionais, fitossanitárias e fisiológicas do cafeeiro Arábica. O texto revela uma linguagem simples e acessível a técnico e produtores.

CAPÍTULO 1: Sintomas de desordens nutricionais em cafeeiro (Janice Guedes de Carvalho, Rubens José Guimarães, Ana Rosa Ribeiro Bastos, Danielle Pereira Baliza e Roger Alexandre Nogueira Gontijo). CAPÍTULO 2: Sintomas de injúrias causadas por doenças em cafeeiro (Edson Ampélio Pozza, Vicente Luiz de Carvalho e Sara Maria Chalfoun). CAPÍTULO 3: Sintomas de injúrias causadas pelo ataque de pragas em cafeeiro (Rogério Antônio Silva, Júlio César de Souza, Paulo Rebelles Reis e Lenira Viana Costa Santa Cecília). CAPÍTULO 4: Sintomas do parasitismo de fitonematóides em cafeeiro (Sônia Maria de Lima Salgado e Vicente P. Campos). CAPÍTULO 5: Sintomas de desordens fisiológicas em cafeeiro (José Donizeti Alves e Rubens José Guimarães).

Em “Planejamento e Gestão da Propriedade Cafeeira”, os autores Ricardo de Souza Sette, José Geraldo de Andrade e José Eduardo Reis Leão Teixeira conseguiram reunir informações sobre como administrar as empresas do agronegócio, esclarecendo com embasamento teórico e exemplos práticos os modelos de gestão e planejamentos financeiros e de produção. O objetivo é justamente orientar os cafeicultores a aplicar os processos essenciais de administração, incluindo a interpretação de custos de produção, identificação de tecnologias que geram mais resultados e os níveis de produtividade que garantem a sustentabilidade econômica da atividade. Com linguagem simples e objetiva, o texto aborda assuntos relevantes do dia-a-dia da atividade, mostrando o contexto das organizações rurais e os fatores determinantes na tomada de decisões.

Informações para compra:
Editora UFLA – http://www.editora.ufla.br/livraria/
[email protected] – (35) 38291557

Fonte: Polo de Excelência do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *