EPAMIG promove edição virtual do Encontro Tecnológico do Café

Imprimir

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza no próximo dia 29 de abril (quinta-feira), a 16ª edição do Encontro Tecnológico do Café. Pelo segundo ano consecutivo, o evento, que tradicionalmente acontece no Campo Experimental da Empresa em São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), será online com conteúdo disponibilizado pela Rede Social do Café.

As cinco estações de campo, estarão disponíveis a partir das 8h. A abertura será feita pelo chefe-geral da EPAMIG Sul, César Botelho. A pesquisadora Sonia Salgado vai abordar a situação dos nematoides na cafeicultura e destacar a importância do acompanhamento do desenvolvimento e da produção das lavouras. A ação desses microrganismos de solo causa disfunções na absorção de água e nutrientes, que podem provocar danos de leve a graves e até culminar até eliminação de talhões.

O pesquisador Rodrigo Luz da Cunha falará sobre o cultivo consorciado do café com espécies arbóreas madeireiras e frutíferas. Alternativa que, além de representar uma opção de ganho para o produtor, pode minimizar alterações climáticas, funcionar como quebra-ventos e como abrigo para inimigos naturais de pragas. Os pesquisadores João Christosomo Neto e Elifas Nunes vão tratar, respectivamente, da nutrição do Cafeeiro e do uso da braquiária no manejo do mato. O chefe regional da Emater-MG em Guaxupé, Williem Araújo, falará sobre cuidados com o uso da bica de jogo na pré-limpeza do café.

Após as apresentações, os contatos dos palestrantes ficarão disponíveis para o atendimento do público em um Plantão Técnico por email. Mais informações cesp@epamig.br.

Expocafé 2021

A EPAMIG realiza entre os dias 18 e 21 de maio, a 24ª. edição da Expocafé. A programação, que será totalmente online, contará com conteúdos técnicos ao vivo e pré-gravados, dinâmicas de máquinas e quadros especiais como a Expocafé Mulheres e o Hub Conecta Café. Além de estandes virtuais, para a exposição de maquinários, equipamentos e tecnologias para a cafeicultura.

A programação completa será disponibilizada no site do evento www.expocafeoficial.com.br, no qual também será possível fazer inscrições para as atividades.

A Expocafé é organizada pela EPAMIG e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café.

Fonte: Comunicação Epamig