Coffee Connect XP: Presidente do CCCMG participa de discussão sobre produção e comercialização de café 

Imprimir
A produção e comercialização de café foram alguns dos temas discutidos no Coffee Connect XP, em Varginha. Organizado pelo Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG) em parceria com a Plata Digital, o evento é voltado para todos os segmentos da cafeicultura e aborda temas importantes. 

O presidente do CCCMG, Ricardo Schneider, que foi um dos participantes da discussão, destacou a importância desse evento e o propósito. “Este evento é uma resposta a uma necessidade que se apresentava ao longo dos anos, de trazer o debate da cafeicultura para mais perto da produção e comercialização. notamos que, na região, os eventos que envolviam  produtores eram focados em insumos e maquinários, sem abordar os rumos da cafeicultura e sem debater os pontos fortes e fracos de forma mais estratégica e abrangente”.



Além disso, em um cenário crucial para a cafeicultura, no qual novas regulamentações e exigências relacionadas à sustentabilidade e rastreabilidade do café se tornam cada vez mais importantes, o acesso dos produtores rurais a informações relevantes também se torna crucial. “É fundamental envolver toda a cadeia em um debate construtivo para encontrar o melhor caminho e mostrar ao mundo o que o Brasil faz com qualidade, destacando a cafeicultura como a mais sustentável”, explicou Schneider.

No entanto, essa mensagem precisa ser comunicada e demonstrada com um discurso alinhado. “Não adianta o exportador defender isso se o comerciante não reconhecer e o produtor se sentir excluído do debate. Este evento conecta essas partes e conseguiu abordar a cafeicultura de forma abrangente neste momento crucial, por meio de um debate rico”, explicou Schneider. 

Além de Ricardo, o evento contou com a presença de outros especialistas, como o CEO do Cecafé, Marcos Mattos; a presidente da BSCA, Carmen Lucia;  a Professora e Dra. Rosane Schwan, Bruna Mendes, Gerente do Segmento de Cafés do Brasil no McDonald’s; e Luisa Nogueira, Jornalista e Produtora de Cafés Especiais.

Fonte: Larissa Moura /CCCMG