Università del Caffè Brazil promoveu o webinar “Equilíbrio de gênero: um caminho a ser trilhado”

Imprimir

Com o objetivo de fomentar discussões e propor sugestões de estratégias públicas e privadas que podem ser implementadas por empresas e organizações públicas, a Università del Caffè Brazil, PENSA, illycaffè e FIA Escola realizaram o 23º Seminário anual da Universidade do Café/PENSA, com o tema: “Equilíbrio de gênero: um caminho a ser trilhado”.

Mediado pelo Prof. Dr. Decio Zylbersztajn (Professor Titular Sênior – USP) o webinar promoveu o debate sobre o tema com o objetivo de contribuir efetivamente com a redução do desequilíbrio de gênero no agronegócio café. O encontro online contou com as presenças: Anna Illy (Presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho Administrativo da illycaffè), Profa. Dra. Raquel Soares (Professora Associada UFV Campus Rio Paranaíba), Profa. Heliani Berlato (professora livre docente ESALQ/USP) e Profa. Dra. Christiane Leles Rezende De Vita (professora e pesquisadora da Università del Caffè Brazil).

A Università del Caffè Brazil, sempre alinhada com a illycaffè, por mais de duas décadas tem conduzido pesquisas de excelência que adicionem valor para participantes do agronegócio café. Em função da relevância das questões sociais de inclusão, a 16ª pesquisa abordou o desequilíbrio de gênero na cafeicultura.

De acordo com a pesquisa, apesar dos avanços que ocorreram nos últimos anos, o desequilíbrio de gênero ainda predomina nas regiões agrícolas do país. As cafeicultoras têm menos acesso à informação, à assistência técnica, linhas de créditos e, consequentemente, possuem menor produtividade. A sociedade toda perde com a desigualdade, os impactos negativos são sociais, mas também econômicos.

Os debates ocorridos ao longo do webinar evidenciaram que a inclusão das mulheres em todos os setores, desde a indústria de insumos agrícolas, passando pela agricultura, indústria, varejo e serviços ao consumidor é uma necessidade. Tanto se fala em empoderamento feminino, mas é preciso sair do discurso e oferecer, efetivamente, espaço e condições necessárias para a inclusão das mulheres e igualdade de condições.

O evento foi aberto pela presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho  Administrativo da illycaffè, Anna Illy, que destacou a forte presença feminina na empresa. Além da CEO, Cristina Scocchia, das 11 pessoas do conselho administrativo, 6 são mulheres. A cultura da organização trabalha continuamente a gestão da diversidade, como resultado, mulheres correspondem a 45% da equipe total de colaboradores. Anna ainda revelou que a Fundação Ernesto illy tem apoiado ações coletivas de mulheres e citou o exemplo de uma cooperativa composta apenas por mulheres no distrito Hindiro, perto do Lago Kivu.

A Dra. Raquel Soares, Professora Associada UFV Campus Rio Paranaíba, apontou os temas relevantes abordados durante a realização da pesquisa sobre igualdade de gêneros como: sustentabilidade, ações coletivas, acesso à informação, desafios na educação e políticas públicas.

Segundo a Profa Dra. Raquel, além do levantamento, o estudo tem caráter propositivo, com diversas sugestões para estratégias públicas e privadas, fornecedores de insumo, cafeicultores, cooperativas, organizações, indústria e consumo.

A Profa. Dra. Christiane Leles Rezende De Vita, professora e pesquisadora da Università del Caffè Brazil, destacou que a mudança social e cultural é necessária, mas demanda muito tempo para se concretizar; estima-se de 100 a mil anos. Já as mudanças provocadas pelas estratégias de empresas acontecem de forma muito mais rápida, em até 10 anos. Por isso é tão importante que as pessoas se envolvam no processo, de forma pessoal e profissional, apenas desta forma teremos uma redução neste desequilíbrio que tanto prejudica a sociedade como um todo.

O relatório da pesquisa possui sugestões de estratégias em diversos níveis e está disponível no site da Universidade do café em: http://universidadedocafe.com/publicacoes/cadernos-universidade-do-cafe-vol-12-2022/

O conteúdo completo do webinar está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=h9U7YCub17w

Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa