Tomar café diariamente pode reduzir risco de morte em 30%, diz estudo

Imprimir
Os amantes do café têm mais um motivo para celebrar a paixão pela bebida. Um estudo publicado na segunda-feira (30) pela revista The Annals of Internal Medicine apontou que tomar entre 1,5 e 3,5 xícaras de café, mesmo com uma colher de chá de açúcar, por dia pode reduzir em até 30% o risco de morrer em comparação com quem não consumia a bebida.

Já aqueles que tomaram a mesma quantidade de café, mas sem açúcar, tiveram 21% menos chances de morrer do que quem não tomava o líquido.

Os dados foram coletados com participantes do Reino Unido em um período de sete anos. Foram analisados dados de 170.000 pessoas com idades entre 37 e 73 anos.

Professora associada à revista, Christina Wee declarou que que há “poucas coisas no mundo que reduzem a mortalidade em 30%”, como o café.

Entretanto, há ressalvas. Segundo o The New York Times, o estudo é observacional, e isso significa que os dados não podem provar conclusivamente que o próprio café reduz o risco de morte, uma vez que há outros fatores que podem influenciar no estilo de vida, como uma rotina de alimentação saudável além da prática de exercícios físicos.

Fonte: O Tempo