Sudoeste de MG recebe Dia de Campo ATeG Café + Forte

Imprimir
São Sebastião do Paraíso receberá no dia 05 de maio o Dia de Campo “ATeG Café + Forte Encontro Tecnológico do Café”. O evento é uma promoção do Sistema FAEMG em parceria com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias) e ACISSP (Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e integra as ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte. Empresas do agronegócio e parceiros também apoiam o evento.

Os temas abordados em palestras e nas estações serão: Tendências do Mercado de Café; Cenário Atual da Cafeicultura; Custo de Produção do Café- Estudo de Caso do ATeG Café + Forte; Cultivares para as Condições do Sul de Minas; Manejo de Plantas Infestantes na Lavoura Cafeeira; Estação Tecnológica de Adubação. Os temas serão apresentados por especialistas da EPAMIG, SISTEMA FAEMG e Marcelo Pedroza da Volcafe.

O diretor de agronegócio da ACISSP, Gilson de Souza, destaca a importância do evento, principalmente pela retomada presencial depois de dois anos. “Outro ponto importante é podermos mostrar a evolução tecnológica, os resultados no campo de cultivares, adubação, informação sobre mercado e resultados do ATeG. Nós temos uma expectativa de comparecimento que poderá até mesmo nos surpreender”. Otimista com o trabalho realizado em parceria com a EPAMIG, SENAR, EMATER, Prefeitura e demais parceiros, ele ressalta que a pasta de agropecuária da ACISSP tem como meta dar suporte a todo segmento do agronegócio, tanto da porteira para dentro como na área de serviços, fertilizantes e máquinas.

EPAMIG

A Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais dedica-se a pesquisa com a cafeicultura desde início da década de 70. Desenvolvendo tecnologias nas mais variadas áreas de conhecimento, como melhoramento genético que já disponibilizou 20 cultivares para os cafeicultores. Participou também de importantes trabalhos com correção de solos e adubação do cafeeiro. Desenvolve tecnologias na área de manejo da lavoura, manejo de pragas e doenças, qualidade de bebida e Geotecnologias.

O pesquisador da EPAMIG SUL em Entomologia e Coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Cafeicultura, Rogério Antônio Silva, disse que a realização do Dia de Campo em parceria com o Sistema FAEMG é muito importante. “É uma parceria de ganha a ganha, pois além da EPAMIG poder disponibilizar as tecnologias e resultados de pesquisa tem o apoio do SENAR em palestras, com técnicos de campo muito experientes, e uma grande participação de cafeicultores. A expectativa para o evento em São Sebastião do Paraíso é grande em decorrência dos bons resultados que colhemos no Dia de Campo realizado em Machado, em novembro de 2021, quando reunimos 300 cafeicultores”.

Fonte: Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)