Senar Minas lança aulas virtuais ao vivo e amplia público mesmo em tempos de pandemia

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Quem ainda tinha alguma restrição para participar dos cursos presenciais do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, seja pelo horário de trabalho, pelo distanciamento social ou por ser do grupo de risco para a Covid-19, agora não tem mais: a partir da próxima semana, o SENAR Minas passa a oferecer as Aulas Virtuais Ao Vivo, nas quais instrutor e turma têm hora marcada para o encontro online.

Diferentemente das videoaulas, outro produto oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que eram gravadas e tinham no máximo 20 minutos, essas aulas serão ao vivo, permitindo a interação do instrutor com a turma em tempo real. Sem a barreira do deslocamento, para a coordenadora pedagógica do SENAR, Mírian Rocha, essa modalidade de curso visa atender e ampliar o perfil do público: “agora, todas as pessoas que têm alguma ligação com as atividades do meio rural podem participar, seja morando no campo ou na cidade”.

Para participar, o processo é o mesmo dos cursos regulares, via entidade cooperada/mobilizador. A aferição de presença e o lançamento de notas pelas atividades desenvolvidas também seguem iguais aos cursos presenciais, controladas e registradas pelo instrutor. Mírian alerta, contudo, que as aulas ao vivo não vão substituir os cursos presenciais, inclusive porque nem todos os treinamentos podem ser virtuais, por causa da legislação. “Lançamos mais essa opção para facilitar uma maior capacitação de nosso público rural, beneficiando também aqueles municípios que ainda estão fechados e sem cursos presenciais por causa da pandemia”, esclarece.

Ineditismo e flexibilidade

As aulas virtuais ao vivo são inéditas entre todas as unidades do SENAR no Brasil e também já ganharam a atenção do SENAR Nacional, como conta o superintendente Christiano Nascif, do SENAR Minas. “Essa iniciativa é parte de um cardápio de opções que vamos oferecer para o nosso público poder participar de uma maneira dinâmica e moderna dos treinamentos. Além das aulas ao vivo e das presenciais, estamos ofertando também as videoaulas e em breve faremos o piloto de três cursos em EaD. Isso permite mais interatividade e flexibilidade de horário, que é justamente o que os produtores jovens e trabalhadores estão procurando”, explica.

Nascif reforça que as pessoas hoje precisam de flexibilidade e o Sistema e Sindicatos estão inovando principalmente para o público mais jovem, pensando na sucessão familiar. “Estamos capacitando e dando oportunidade para quem tem dificuldade de tempo, agora esse obstáculo acabou. Estamos democratizando e criando alternativas para de fato transformar realidades através da educação e do conhecimento, para que o produtor tenha resultados técnicos e econômicos com maior eficiência e eficácia”, conclui.

Segundo Mírian Rocha, as aulas virtuais ao vivo compreendem toda a essência do conteúdo dos cursos presenciais, diferindo na distribuição da carga horária, que pode ser ministrada de diversas formas ao longo dos dias, e no turno do curso, que agora pode ser também à noite e nos finais de semana. “Estamos sugerindo que eles utilizem plataformas como Google Meet, Microsoft Teams, Google Hangouts e Zoom para transmissão das aulas. Além de serem fáceis de utilizar, algumas estão sendo oferecidas gratuitamente’, por um tempo, por causa da pandemia”, explica. Tudo depende do que for combinado entre mobilizador, instrutor e participantes.

Iniciativa muito bem-vinda

Instrutores e mobilizadores estão animados com a novidade e com as melhores expectativas para o início dos trabalhos. Kelsen Nether, instrutor que atua nos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, disse sentir-se “honrado” por estar entre os primeiros aptos a ministrar as aulas. “É um desafio novo compartilhar o conhecimento online e ao vivo, isso torna as aulas mais dinâmicas e favorece ao instrutor e também aos participantes. Minimiza as dúvidas e maximiza o debate e troca de experiências”. Kelsen ainda elenca outras vantagens, como a segurança com relação ao contato, segurança para os instrutores que se deslocam nas rodovias e flexibilidade de horário para os participantes. “Eu sempre acreditei na integração de tecnologia ao planejamento de projetos e aulas na instituição. O mundo não será mais o mesmo após essa pandemia. O ‘novo normal’ trará mudanças significativas, e as tecnologias serão uma realidade nas empresas e na educação”, avalia.

Entusiasmo e otimismo

“Ao dar esse passo tecnológico, o SENAR MINAS não deixa de lado suas origens na abordagem presencial. Tudo que é novo nos causa apreensão, mas, com o suporte que estamos recebendo, creio que os desafios serão superados e que o retorno desse novo projeto será muito satisfatório. Entrar no lar do outro nos exige muita cautela, responsabilidade e delicadeza, é um trabalho totalmente diferente do que já executamos, mas, com preparo e esforço, acredito que a jornada será leve e que as expectativas de todos serão alcançadas e aprimoradas” – Cinthia Assunção, instrutora da Promoção Social

“As aulas serão ministradas de forma muito prática e dinâmica, será surpreendente! Espero aprender e crescer com todos os estímulos de algo tão inovador e fazer valer cada minuto do participante com muito aprendizado, troca e dinamismo. Coloco como vantagem a praticidade de aluno e instrutor não precisarem se deslocar para que o evento aconteça e acho que isso vai motivar os participantes por causa das ferramentas tecnológicas, principalmente o público jovem, isso chama muito a atenção deles. Por outro lado, a internet de má qualidade na zona rural ainda é um desafio” – Kely Batista Lima, instrutora da Promoção Social

“Achei fantástica essa iniciativa, principalmente neste momento de isolamento social. Será uma grande oportunidade de as pessoas terem acesso ao conhecimento. Dentre as inúmeras vantagens, poderia citar que o aluno terá a comodidade de participar dos cursos em horários alternativos, que se adequem à sua rotina diária. Será um desafio prazeroso. Fomos desafiados a pensar ‘fora da caixa’, a pensar o ‘novo’. Tenho certeza de que os cursos serão um sucesso” – Wallysson Mardem Vieira Macedo – instrutor da Formação Profissional Rural

Fonte: Senar Minas