RJ ganha Selo de Qualidade do Café para incentivar trabalho de qualidade e sustentabilidade de produtores rurais

Imprimir
Foi publicada no Diário Oficial do Estado a criação do Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro. A criação do selo é um incentivo para que os produtores rurais continuem investindo em sustentabilidade e na qualidade do produto que chega até as mesas dos consumidores.

O selo foi idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com o apoio da Emater-Rio, da Pesagro-Rio e da Associação de Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj).

Em dezembro do ano passado, dois produtores de café do Noroeste Fluminense foram vencedores da 5ª edição do Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro. Em 2020, produtores do Noroeste conquistaram 1º e 2º lugar em uma competição internacional de cafés especiais e orgânicos, a Rio Coffee Nation.

Para o Secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o selo vai ser mais um incentivo para os produtores.

”O selo é fruto de muito trabalho. Eu tenho que agradecer a todos envolvidos que fizeram esse momento marcante se realizar. Técnicos, extensionistas, produtores, o Deputado Estadual, Jair Bittencourt, que nos ajuda na Alerj, todos trabalharam para que a gente chegasse a esse momento. E, principalmente, o Governador Cláudio Castro que é um incentivador da agricultura do nosso Estado. Eu tenho certeza que nossos produtores vão sentir orgulho de dizer que são reconhecidos pelo trabalho no campo”, disse o Secretário.

Depois de tanto trabalho para chegar a aprovação do Selo do Café do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro, enaltece o trabalho de cada técnico e extensionista da empresa que se empenhou para este resultado.

“Há anos a Emater-Rio trabalha com os produtores rurais buscando sempre a qualidade do café e a sustentabilidade da produção. Ações que vão da escolha dos grãos até o pós colheita. Esse momento é um marco e eu tenho que agradecer a cada técnico, cada extensionista que se esforçou para que hoje nós possamos dizer que o café do Rio de Janeiro está entre os melhores do Brasil”, concluiu.

Fonte: g1 Norte Fluminense