Produção de café da Colômbia avança 30% em março
As exportações de café do país aumentaram 21% no terceiro mês de 2021, para 1,14 milhão de sacas, indicou informativo publicado pela entidade.
Em março de 2020, a colheita havia somado 806 mil sacas, enquanto os embarques totalizaram 948 mil sacas.
No acumulado do primeiro trimestre, a produção de café da Colômbia avançou 13%, a 3,24 milhões de sacas, em comparação com mesmo período do ano passado, enquanto as exportações também subiram 13%, para 3,49 milhões de sacas, detalhou o relatório.
Os aumentos ocorreram devido a um menor impacto da pandemia de coronavírus, disse a federação.
Nos últimos 12 meses, a colheita permaneceu estável, a 14,2 milhões de sacas, enquanto as exportações recuaram 2%, para 12,9 milhões de sacas.
A Colômbia –terceira maior produtora de café do mundo, atrás de Brasil e Vietnã– colheu 13,9 milhões de sacas em 2020, quando as exportações totalizaram 12,5 milhões de sacas.
Fonte: Reuters (Por Luis Jaime Acosta)