Prêmio Ernesto Illy representa oportunidade de mercado e visibilidade internacionais para cafeicultores

Imprimir
O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso abre portas para o mercado internacional ao cafeicultor brasileiro, atrelado a uma marca global, reconhecida mundialmente pela excelência e o que há de melhor em café especial. Em mais de 30 anos de história, o Prêmio revelou produtores e regiões com vocação para fornecer os melhores grãos para o blend illy e segue de portas abertas, pois atualmente recebe inscrições para sua 31ª edição.

O café brasileiro é o de maior participação no blend illy, composto por diferentes origens produtoras, das Américas, África e Ásia. Esse blend figura em mais de 140 países onde o café illy está presente, em 8 milhões de xícaras servidas por dia. Ou seja, uma enorme vitrine para os produtores que participam do Prêmio Ernesto Illy e vendem para a illycaffè, que adota uma política de remuneração com valores acima dos praticados pelo mercado.

A visibilidade para os vencedores do Prêmio é ainda maior, pois os três primeiros colocados se classificam para o Prêmio Internacional Ernesto Illy, que anualmente reúne a nata dos cafés fornecidos para a illycaffè por 9 países produtores. É na premiação internacional que conhecemos a ordem de classificação dos três ganhadores do Brasil. Posteriormente, o primeiro lugar entra em um calendário, com os demais campeões nacionais, de destaque para essas origens em cafeterias illy da Europa, uma por vez.

O 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso recebe amostras até 10 de setembro de 2021. Para o Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. Desses seis, os três primeiros se classificarão para participar do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional em 2022, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas.

O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

O regulamento e a ficha de inscrição para o 31º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café.

Endereço para envio da amostra e inscrição:
Experimental Agrícola do Brasil Ltda
Rua Dr. Nicolau de Souza Queiroz, 518 – Vila Mariana
CEP 04105-001 – São Paulo/SP – e-mail: [email protected]

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa