Preço do café arábica deve cair mais até fim do ano, diz banco

Imprimir

Os futuros de café arábica devem se desvalorizar ao longo de 2012, pressionados pela expectativa de uma grande safra no Brasil, maior produtor mundial, e pela perspectiva de redução do consumo nas economias emergentes, avaliou o Barclays Capital.

"Embora os preços do arábica tenham subido recentemente, vemos as cotações do café com tendência de baixa neste ano, principalmente por causa da safra do Brasil", afirmou o analista de commodities agrícolas do BarCap Sudakshina Unnikrishnan para a agência Dow Jones. Na safra 2012/13, que começa a ser colhida no segundo trimestre, o Brasil deve produzir acima de 50 milhões de sacas de 60 quilos.
 
O Barclays Capital estima que os preços do arábica vão cair a 170 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York até o quarto trimestre deste ano. Neste primeiro trimestre, devem ficar, em média, em 225 centavos de dólar por libra-peso.

Quanto à demanda, Sudakshina disse que o crescimento do consumo deve desacelerar para 1,3% em 2011/12, de 2,8% em 2010/11. "O recuo é puxado por questões macroeconômicas e liderado pelos emergentes", disse. Essas economias, argumentou, são particularmente sensíveis ao aumento de preços. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *