Pausa para o Cafezinho: O avanço no consumo do café

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O café sempre fez parte da nossa rotina, mas atualmente sua enorme variação de sabor e potencial existente tem sido cada vez mais revelado devido a sua origem e método de processamento.

Os consumidores estão entendendo apesar do longo caminho, que ainda temos as variáveis a serem levadas em consideração ao combinar o café com alimentos, e o quanto isso pode melhorar nossas experiências sensoriais de comer e beber.

Para entender melhor todo esse interesse e evolução do nosso consumo de café, vamos voltar ao tempo e lembrar das ondas do café.

O aumento do consumo do café no final do século XIX e início do século XX, marca a primeira onda do café, que tinha um único padrão, todo café era visto da mesma forma, removendo as características únicas de diferentes grãos para se adequar ao mercado de grande massa, o grão era visto apenas como fonte de energia e disposição.

A segunda onda concentrou-se no papel do barista como profissional do café, e começava-se a perceber que os cafés poderiam se diferenciar entre si, uma nova bebida surgia o espresso na Itália, e iniciava uma nova experiência ao consumidor.

A terceira onda concentrou-se muito em levar o café como uma verdadeira experiência sensorial, destacando as características únicas de diferentes origens, e destacando o produtor como parte principal da qualidade do produto.

Esta terceira onda do café abriu o caminho para todo o elo da cadeia. Uma vez que torradores se juntam aos produtores de café criando cafés com perfis de torra únicos. É onde consumidores mais exigentes e informados questionam a variedade, a origem do café, e passam a conhecer novos métodos de o tomar e toda a sua história por trás de cada xícara. Hoje somos capazes de apreciar muitos sabores e aromas únicos, e harmonizar certos tipos de cafés com determinados alimentos.

Já se fala da quarta onda, ligada diretamente a tecnologia, que poderá ser a grande influenciadora desta onda. Me arrisco a dizer que estamos caminhando ainda para a quarta onda, seja através de novos processos e técnicas diferenciadas no controle da plantação nas fazendas (pois hoje não são todas as fazendas que podem ter esse acesso), como também na casa de muitos consumidores que tem vários métodos de preparo de café em casa, torradores ou moedores, como já acontece em alguns países como Ásia, que alguns torram seu próprio café em casa, nos Estados Unidos, que muitos consumidores já compram o seu café em grãos para moer em casa, priorizando a qualidade dos grãos e essa experiência única.

Há um novo mercado se abrindo, muitas possibilidades para produtores, baristas, torrefadores, e consumidores. O fato é que cada vez mais coffee lovers estão se aproximando das etapas da produção do café, e compartilhando essas experiências sensoriais únicas ligando quem produz a quem consome.

Infelizmente com o cenário do covid-19, foram muitas adaptações realizadas dentro e fora da porteira. As cafeterias que sempre foram um lugar especial na vida de muitos coffee lovers, sendo não apenas um lugar para se abastecer com o seu cafezinho preferido, mas também para se reunir com amigos e familiares, foi necessário se adaptar e reinventar mudando seus negócios, obtendo um foco maior com as vendas para viagem e online, além de reforçar a comunicação para alcançar e educar os consumidores no segmento dos cafés especiais., pessoas que ficando mais tempo em casa tiveram que mudar seus padrões de consumo.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), houve um aumento de 35% no consumo de café no mês de março, reforçando que a bebida continua não sendo apenas um alimento mas um hábito na vida de muitos consumidores.

Muitas cafeterias que ficaram fechadas durante o começo da pandemia, já retomaram suas atividades com todas as medidas preventivas, e infelizmente algumas também fecharam suas portas devido ao grande impacto causado pelo coronavírus.

Que apesar de todos os desafios enfrentados, possamos construir ações e campanhas para valorizar e incentivar esse consumo de cafés especiais e todos os envolvidos nesta cadeia fascinante.

Uma ótimo fim de semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.