PAUSA PARA O CAFEZINHO: Anufood Brazil 2022, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina

Imprimir
A anufood feira internacional exclusiva do setor de alimentos e bebidas, versão sul-americana” da ANUGA, reuniu nos dias 11 a 14 de abril em São Paulo na Expo Exhibition & Convention Center, autoridades e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil, além de 300 expositores de 16 países e mais de 900 marcas.

Estavam presentes produtores rurais, profissionais do varejo, da gastronomia, food service, hotelaria, importadores e exportadores que estavam em busca por novos produtos, fornecedores e inovações no setor.

Importante ressaltar que todas as medidas sanitárias foram tomadas para que os profissionais de empresas de todos os portes pudessem realizar com segurança excelentes negócios durante a feira, na entrada era solicitado o cartão de vacinação.

Os visitantes tiveram acesso total a todos os conteúdos nos três auditórios da feira, apresentado e organizado por grandes e renomados especialistas dos setores de alimentos e bebidas.

Além de impulsionar a geração de novos negócios, a feira atua como uma plataforma para fortalecer a indústria e o varejo, por meio de atrações e conteúdos exclusivos com as últimas tendências, lançamentos e melhores práticas para o futuro do setor.

Empresários e profissionais do setor tiveram a oportunidade de conhecer novos produtos e lançamentos em primeira mão, avaliar fornecedores, participar das diversas atrações da feira, trocar conhecimento, fazer networking e atualizarem-se com as grandes tendências mundiais de alimentos e bebidas.

Palestras, congressos, rodada de negócios, painéis e workshops, apresentados por especialistas do setor, tiveram mais de 60 horas de conteúdo relevante nos três auditórios.

Em sinergia com sua proposta de valor para o mercado de alimentos e bebidas, a ANUFOOD Brazil 2022 apresentou 10 pavilhões internacionais, com as participações oficiais dos EUA, Argentina (2 pavilhões), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Uma grande diversidade de categorias de produtos estiveram em destaque nos espaços durante a feira desses países.

Os cinco pavilhões nacionais compostos por entidades de renome como SEBRAE, SEBRAE-RS, SEBRAE-RV TMV, CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) /AGRO.BR, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)/SAFC (Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo) são espaços que apresentaram muitas novidades, lançamentos e inovação durante a feira.

A ANUFOOD Brazil 2022 se constitui também de parcerias com entidades do setor que são referências nacionais e internacionais em tecnologia, comércio nacional e internacional e produção industrial. São parceiros estratégicos da Feira a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e FGV Europe (Fundação Getúlio Vargas), além do parceiro social Gerando Falcões.

Classificadas em quatro grandes pilares – Conteúdo, Inovação, Negócios e Relacionamento, as atrações inéditas desta edição da ANUFOOD Brazil movimentaram a feira, no São Paulo Expo, como: Congresso ANUFOOD Brazil, Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia, III Encontro Abrasel – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes, Oficina ConPizza, Confeitaria e Panificação Show, Next Food Spotlight, Food Trends Auditório, Prime Club e Espaço Descobertas com uma série de atividades especiais que promoveram a integração entre os visitantes e a indústria.

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria.

Foi a primeira feira que eu fui desde que iniciou a pandemia, e achei incrível e impecável toda a organização e estrutura da feira, muita tecnologia e inovação de toda a cadeia alimentícia, depois de tantos desafios enfrentados durante a pandemia em todas as pontas da cadeia produtores, consumidores, comerciantes, exportadores, importadores, presenciar toda essa evolução ali na feira com tantas novidades foi sem dúvida inspirador.

Pude notar também um avanço crescente de novos hábitos alimentares com o veganismo, uma tendência mundial que reflete em mudanças importantes em todo o setor.

O Brasil tem um agro competitivo, moderno e sustentável, fiquei muito feliz de encontrar tantos lançamentos na feira, além de produtos incríveis diretos de produtores e cafés de qualidade carregados de histórias e muita paixão da Alta Mogiana e do Sul de Minas Gerais.

Agradecimento especial a empreendedora Jaqueline Dornelas de Manhuaçu-MG, proprietária da Ruralmac, uma das primeiras mulheres a conduzir uma empresa de fabricação e comercialização de maquinário de torra de café, que também estava participando na feira com um stand do seu maquinário e me convidou para conhecer.

E a amiga Patrícia Nagamine Chef de Cozinha Internacional que me acompanhou durante a feira, foi uma visita muito produtiva com muita troca de experiências, novos aprendizados e muito networking.

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes m
ercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Fonte: www.anufoodbrazil.com.br
Instagram: @anufoodbr

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

lilian-trigolo

 

 

Lilian Trigolo
Cafeicultora e Coffee Lover – apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira.

Instagram: @liliantrigolo
E-mail: [email protected]