Palestra destaca o café como você nunca viu
Localizada no sul de Minas Gerais, região tradicional no cultivo de cafés de qualidade, a Kapeh, que significa café no dialeto Maia, é hoje a única empresa de cosméticos feitos exclusivamente à base de café.
A Kapeh tem como princípio a responsabilidade socioambiental, oferecendo produtos rastreáveis e sustentáveis, que se preocupam com a proteção do meio ambiente e valorização do ser humano, além de agregar valor ao café, produto este tão importante para a economia de nosso país.
Desde então vem sendo constantemente divulgada na mídia nacional e seus produtos estão presentes em mais de 200 pontos de venda multimarcas em 18 estados brasileiros, em 5 lojas exclusivas em Minas Gerais e loja virtual, além de exportar para países como Portugal, Holanda e África do Sul.
Pesquisa pioneira
Através de uma pesquisa pioneira no Brasil, Vanessa Vilela descobriu que o café poderia ser mais do que uma simples bebida. “Foram três anos de pesquisa e desenvolvimento. Nós partimos de um estudo do zero, destrinchamos toda a composição química do grãozinho do café e vimos que esse grãozinho verde, antes da torra, é extremamente rico e benéfico para nossa pele. Foi aí que surgiu ideia de desenvolver uma empresa que agrega valor, que divulga todo o potencial desse grão que é tão nosso”, conta.
Vanessa tem formação farmacêutica e bioquímica, o que ajudou no processo de construção do produto. “Sempre fui apaixonada por cosméticos, sempre tive o sonho de ter a minha empresa nesse segmento. E aí, buscando o diferencial da marca, olhando nesse meu entorno, nessa imensidão de café, surgiu realmente a ideia: por quê não desenvolver um estudo e ver se esse grão de fato teria benefício para nossa pele? E fomos muito felizes nos resultados”.
Benefícios reais
Após realizar os estudos Vanessa Vilela encontrou característica impressionantes no café, o que considera benefícios reais para o corpo humano. “Café é três vezes mais antioxidante que um chá verde. Na verdade, é tudo que a indústria cosmética busca porque substâncias antioxidantes combatem os radicais livres que causam o envelhecimento da nossa pele. Mas não para aí: café – como é sabido e utilizado – tem altíssimo teor de cafeína. A cafeína tem efeito redutor, estimula redução de medidas, queima de gordura e, outra coisa, a cafeína é um ativo super promissor no tratamento de queda capilar porque aumenta muito o aporte de nutrientes para o folículo piloso”, explica.
Outros benefícios destacados por Vanessa foram comprovados na prática, no dia a dia de uma lavoura de café. “Nós temos no café um altíssimo teor de flavonoides (atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas que fazem uma proteção solar natural da nossa pele). Existem estudos que mostram que as mãos das mulheres que colhem o café mancham e envelhecem muito menos que o restante do corpo. São muito os benefícios do café pra nossa pele e para a cosmética”.
Sustentabilidade da fazenda ao produto final
A palestrante contou que a marca sempre busca utilizar tudo o que o café oferece para que a sua produção seja a mais sustentável possível. “No caso da Kapeh utilizamos o café na sua totalidade. A casquinha do café, até então um subproduto, tem uma película com efeito esfoliante, de estimular a renovação celular. Além disso, todo o nosso processo utiliza matéria-prima certificada”, garante Vanessa Vilela.
Segundo Vilela, o mercado de cosmético é gigante. O Brasil é o 4º maior consumidor mundial e o primeiro em perfumaria. “Ao mesmo tempo temos um mercado gigante, mas um mercado movido a novidades”, finaliza.
Pesquisa e tecnologia a favor
Silas Brasileiro, presidente do CNC, destaca que as pesquisas sobre a utilização de café em outros produtos finais são fundamentais para fomentar o tão necessário aumento de consumo. “Temos a convicção de que quanto mais o café for estudado, mais benefícios à saúde, mais produtos serão feitos tendo ele como matéria-prima. Por isso, fomentar a pesquisa, a tecnologia e a inovação são imprescindíveis para termos uma realidade mais rentável e sustentável”.
O presidente ressaltou ainda que o café vem sendo utilizado com especiarias, mudando a forma de degustação. “Há países que tem tradição em tomar café com especiarias e o Brasil está cada vez mais presente nessa mudança. As mais utilizadas são: canela, cravo da índia, capim santo, hortelã, erva doce e nibs de cacau. Isso demonstra que temos um mundo de consumo a conquistar”, finaliza Silas Brasileiro.
Acesse o site www.kapeh.com.br e veja todos os produtos cosméticos produzidos à base do café. Veja a palestra completa no link a seguir:
Fonte: Comunicação CNC