Museu do Café promove atividades sobre o folclore brasileiro em agosto

Imprimir
Programação acontece na Bolsa do café, no Centro de Santos (Foto: Museu do Café / Divulgação)
Programação acontece na Bolsa do café, no Centro de Santos (Foto: Museu do Café / Divulgação)

O Museu do Café promoverá entre os dias 18 e 22 de agosto três atividades especiais com foco na diversidade cultural do Brasil: uma oficina de xilogravura, uma intervenção cênica na cafeteria do museu e o curso ‘Sabor Caipira’. Toda a programação é gratuita.

No primeiro dia da programação acontece o curso Sabor Caipira, ministrado por estudantes e professores do curso de Gastronomia da Unimonte. Na ocasião, os participantes vão aprender a preparar pão de queijo caseiro, comum nas cidades do interior do Brasil. Os alunos também terão a oportunidade de harmonizá-lo com diferentes tipos de café. O curso aconteceu no dia 18, às 14h e possui 20 vagas. As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail [email protected].

Já a oficina de xilogravura, do artista plástico Valdeck de Garanhuns, acontece no dia 21, também às 14h, e os inscritos terão a oportunidade de aprender o passo a passo do processo de reprodução mais antigo que existe. A oficina conta com a parte teórica, que aborda a origem e história da xilogravura, as madeiras ideais para a técnica, as ferramentas e tintas a serem usadas e, por fim, a parte prática, com os participantes fazendo o entalhe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: [email protected], com limite de 20 pessoas.

Completando a programação, o Museu do Café recebe no Dia do Folclore, 22, às 11h30, artistas para uma intervenção cênica na Cafeteria do Museu. Os visitantes da instituição que estiverem tomando café serão abordados com crenças e superstições do folclore caipira para temas como casamento, sorte, tratamentos, entre outros.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O museu funciona de terça-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.

Fonte: G1 Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *