Mudança à vista! Ar polar avança e traz de volta o frio intenso e as geadas

Imprimir
Julho, em pleno inverno, têm se mostrado um mês com temperaturas mais amenas e poucos eventos de frio mais intensos e generalizados. Tudo isso devido à ocorrência de dois bloqueios atmosféricos: um no início do mês e outro atualmente.

Nesta semana está prevista uma mudança de padrão com o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar, que traz de volta as temperaturas de inverno em parte do centro-sul do Brasil.

Massa de ar polar avança no fim da semana e traz potencial para geadas

Até a quarta-feira (27), o padrão que observamos nos últimos dias, repete-se com tempo seco e grande amplitude térmica, com temperaturas máximas chegando aos 39°C no Centro-Oeste e aos 30°C no Sudeste, porção norte e oeste do Paraná, central e oeste do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (28), a mudança de padrão se inicia com o avanço de uma frente fria a partir do período da tarde pelo Rio Grande do Sul, evidenciando o fim do padrão de bloqueio.

A partir do fim do dia, o sistema frontal avança e, juntamente com ele, uma massa de ar polar a partir do norte da Argentina, com ventos de sul chegando no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, oeste do e sudoestes do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, sendo no território gaúcho com atuação de ventos moderados que intensificam a sensação de frio.

Massa de ar polar atua sobre a Argentina e os ventos de sul mais intensos transportam o ar mais frio para a Região Sul e até o sudoeste do Centro-Oeste.

Ao longo da sexta-feira (29), a tendência aponta o deslocamento da massa de ar polar para leste, deixando o tempo firme e, principalmente, derrubando as temperaturas de toda a Região Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro.

No fim de semana, a massa de ar polar continua atuando, mas se afasta a partir do domingo (31), com temperaturas aumentando bastante ao longo do dia no Brasil Central até o norte do Paraná, incluindo o centro-norte paulista. No entanto, o frio se mantém para o restante da Região Sul.

Há potencial para formação de geada em boa parte da Região Sul, podendo se tratar de um evento mais generalizado e de até forte intensidade nas regiões mais elevadas.

No sábado (30) a expectativa é de ocorrerem as menores temperaturas, com potencial para ocorrência de geada na Campanha, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, no Planalto, Serra e Oeste de Santa Catarina, centro-sul e na região metropolitana de Curitiba no Paraná. Há potencial para temperaturas próximas dos 0°C nos Campos de Cima da Serra no território gaúcho e na região do Planalto em Santa Catarina até o sul paranaense. Na Serra Catarinense, as mínimas podem ser negativas.

 

Na Região Sudeste, o dia mais frio é o domingo (31), com mínimas de 10°C na capital paulista, de 15°C no Rio de Janeiro e de 14°C em Belo Horizonte. No Espírito Santo, a frente fria ainda está atuando sobre o estado e as temperaturas não diminuem tanto, mas a sensação é de frio mínima de 20°C e máxima de 21°C apenas.

Fonte: Tempo.com – METEORED