Monte Santo de Minas (MG) e Guaxupé (MG) recebem curso de barista do Sistema FAEMG

Imprimir
Os Sindicatos de Monte Santo de Minas e de Guaxupé realizaram na semana de 25 a 29 de abril, o curso do Sistema FAEMG de Barista. A capacitação em Guaxupé ocorreu nos dias 26 e 27 e em Monte Santo de Minas nos dias 28 e 29 de abril. O instrutor Danilo Souza Mariano Siqueira comandou os trabalhos. O Sindicato Rural de Alfenas realiza na primeira semana mais uma capacitação nesse segmento.

Em Guaxupé o curso reuniu funcionários da Cooxupé. O objetivo é fazer com que os colaboradores conheçam tudo sobre o café, desde a produção até a extração, e possam ser um expert na criação de bebidas considerando qualidade, sabor e apresentação. “A expectativa de todos é sempre aprender um pouco mais sobre o café”, disse o instrutor.

O curso aborda as questões que envolvem a qualidade do café, tendência do consumo do café no mundo, as diversas formas da extração da bebida, bem como os equipamentos utilizados. O instrutor é barista há mais de nove anos e tem uma cafeteria. “A minha experiência do dia a dia me ajuda muito a ministrar os cursos. As vezes tem aluno com interesse de montar uma cafeteria e eu divido a minha experiência com ele.

Para Antônio Mauro Silva, que é degustador na Cooxupé, o curso foi perfeito. “Aprendi muito com o Danilo, para extrair o melhor da bebida. Essa capacitação vai agregar muito ao meu trabalho. O conteúdo adquirido no curso sobre os cuidados com o equipamento já estamos colocando em prática com as máquinas da Cooxupé”.

Em Monte Santo de Minas, o curso reuniu somente mulheres, são participantes que já passaram por outras capacitações na área do café, classificação e degustação, torra, café especiais, e querem agregar mais conhecimento; algumas com interesse de investirem nessa área de trabalho. “Em Monte Santo o curso está mostrando a força das mulheres no meio rural. Elas estão muito empenhadas”, disse Danilo.

“Eu e muitas participantes aguardávamos esse curso há muito tempo. Estou adorando e aprendendo o que realmente é um café expresso. É preciso conhecer para sabermos o que realmente estamos consumindo, a qualidade do café, do barista, para termos uma bebida de qualidade na xícara”, disse Josiane de Souza Pio Marçal. Segundo ela, as participantes do curso, a maioria produtoras, querem entender melhor a qualidade do café experimentada na xícara e as muitas bebidas que se pode fazer com o café.

Fonte: Comunicação Regional Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)