Mais de 100 mil sacas de café rastreadas pela tecnologia blockchain

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No mês do Dia Nacional do Café, o Brasil tem muito a comemorar. Uma empresa Suíça, a farmer connect®, que chegou ao fim do ano passado no Brasil, traz uma tecnologia inovadora e que permite maior transparência em todo o processo de rastreabilidade do café com a utilização da tecnologia blockchain. A safra de café no Brasil nem bem começou, e a empresa anunciou que já tem garantido mais de 100 mil sacas de café rastreadas.

É o Brasil se posicionando para o mundo não somente como maior produtor e exportador de café, mas também como o país produtor de café sustentável. De acordo com a desenvolvedora de negócios da farmer connect® no Brasil, Nathana Paiva, “Esse projeto quer dar visibilidade ao Brasil, um país que produz utilizando práticas sustentáveis, preservando e protegendo seu meio ambiente, aplicando tecnologias desenvolvidas e técnicas inovadoras para produzir mais, melhor e com qualidade”.

A farmer connect® viabiliza um dos grandes desejos de quem toma café: promover a sustentabilidade da produção. Chris Clauss, que é o Chefe de Receita da empresa, e que tem forte conhecimento em tecnologia, observa que bebedores de café em todo o mundo estão exigindo provas de que o café que compram está sendo cultivado de maneira sustentável. Portanto, estamos trabalhando com produtores e empresas de café do Brasil para melhorar sua rastreabilidade interna e seus procedimentos de monitoramento da sustentabilidade. Nossa missão é usar a rastreabilidade baseada em blockchain para compartilhar com segurança essas informações com os consumidores e outras partes da cadeia de abastecimento do café.

Nathana Paiva entende que o mercado será sempre sobre oferta e demanda, mas que os consumidores estão cada vez mais exigentes e em plena mudança de comportamento. “Portanto, com a transparência nos dados, deixamos o consumo mais humanizado e estimulamos essa revolução no jeito de tomar café, motivando os produtores a desenvolver uma produção sustentável”.

A aposta é que com o engajamento entre produtores e consumidores, o Brasil lidere essa nova tendência na comercialização do café e, também, do chocolate: “E só assim, com uma atuação integrada de todos os atores da cadeia na promoção desses ecossistemas positivos, teremos sinergia entre a viabilidade econômica, ambiental e social” conclui Nathana.

Chris Clauss farmer connect

Chris nasceu e foi criado em Nova York e mora na Suíça há mais de 20 anos. Ele é membro do conselho de diretores da Fondation Benoît Chamoux, que educa crianças Sherpas que perderam seus pais em expedições de escalada no Himalaia.

Chris ocupou funções técnicas e executivas na IBM, Sun Microsystems, Apple e General Electric. Ele também liderou o desenvolvimento de software para a startup Inc. 500, Millennium Computer. Ele liderou a criação de produtos de software de sucesso relacionados à Internet of Things, rastreabilidade da cadeia de suprimentos e cidades inteligentes.

Chris continua ativo no desenvolvimento de software de código aberto e gosta de cinema, caminhadas, ciclismo, esqui, snowboard e vela.

Nathana Paiva farmer connect

Nathana é formada em Administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), tem master internacional em Gestão de Projetos (EAE Business school) e certificação PMP do instituto PMI (Project Management Institute).

Ela atua há mais de 10 anos como gestora de projetos e é apaixonada por café. Já atuou como juíza em importantes competições como o Cup of Excellence e está sempre em busca de desenvolver novos negócios e projetos.

Nathana é ”ativa” no posicionamento brasileiro, e gosta de viajar, correr, lutar box e desfrutar de bons cafés e chocolates.

Fonte: Comunicação farmer connect®