Kartell e illycaffè lançam cadeira feita com o sistema de reciclagem de cápsulas de café

Imprimir

A colaboração entre Kartell e illycaffè continua em nome da economia circular que, por ocasião do Salone del Mobile 2023, é ampliada com a poltrona Eleganza, nas versões ELA e NIA, desenhada por Philippe Starck. A novidade deste ano é a estrutura da cadeira, feita com o sistema de reciclagem de cápsulas de Iperespresso, em duas variantes de cor. 

Após a Re-Chair, criada por Antonio Citterio para Kartell como um objeto de experimentação da capacidade expressiva de reciclagem, concebido como o primeiro embaixador do projeto que permitiu transformar os resíduos de cápsulas de café em um produto de design, a inovação Eleganza baseia-se no processamento já implementado para a Re-Chair, abrindo caminho a novas aplicações, cores e possibilidades criativas.

A parceria entre Kartell e illycaffè é também o foco da instalação, que de 17 a 23 de abril ocupa a illy flagship store, na Via Montenapoleone (Milão), com uma obra em que o tema da natureza e a sustentabilidade são os protagonistas: uma vegetação rica espalha-se espontaneamente em todos os seus espaços acolhendo as cadeiras Re-Chair, para dar vida a uma perfeita coesão e coexistência entre todos os elementos, sem que a natureza e o verde sejam afetados. Em algumas ilhas de vegetação, os recipientes verdes de acrílico contendo cápsulas de café foram combinados para enfatizar o processo de produção da cadeira. Uma forma, também cênica, de enfatizar como duas excelências do Made in Italy contribuem para a sustentabilidade do planeta, através do reforço dos modelos de produção da economia circular. Por ocasião do Salone del Mobile, o espaço do restaurante será mobilado com cadeiras Re-Chair e Eleganza.

“A paixão nos leva sempre um passo à procura de novos materiais, soluções tecnológicas e processos de produção cada vez mais eficientes e sustentáveis – explica Lorenza Luti, Diretora de Marketing e Vendas da Kartell – Para tal, colocamos em prática grandes energias e investimentos, e cultivamos parcerias capazes de trazer grandes resultados. O projeto com a illycaffè não se esgota num produto ou num slogan: é uma visão industrial que levou duas excelências do Made in Italy a unir-se para contribuir com a sustentabilidade do planeta através de modelos de produção de economia circular. Uma procura comum de inovação bem-feita que se concentra na qualidade, beleza e que continua hoje em dia, dando origem a novos produtos e novas soluções, narradas com uma instalação durante o Salone del Mobile”. 

“A promoção da transição para um modelo de economia circular é agora um fator essencial para salvaguardar o futuro do nosso planeta – diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – Juntamente com Kartell, com quem partilhamos a urgência da transição para sistemas cada vez mais sustentáveis e a capacidade de unir forças e conhecimento mútuo para a proteção do bem comum, conseguimos pôr em prática soluções que transformaram materiais no fim do seu ciclo de vida em um novo produto de design”.

illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar fundada em 1933, em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café ao mundo. A illycaffè produz um blend único 100% Arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illy são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo a illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa