Inverno forte na Colômbia causa prejuízos ao café

Imprimir

Em 570.000 arrobas de café representando 45,6 bilhões de pesos (US$ 23,87 milhões) foram calculadas as perdas da colheita cafeeira no departamento de Risaralda, na Colômbia, como consequência da forte onda de inverno que afeta os campos, estimou o Comitê Departamental de Cafeeiros.

Esta perda registrada durante o segundo semestre desse ano representa 10% da colheita total, o que evidencia a difícil situação pela qual os cafeicultores estão passando. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Departamento, Luis Alfonso Alzate, disse que as perdas no cultivo de café estimadas para o primeiro semestre de 2011 se calculam em cerca de um milhão de arrobas, avaliadas em 80 bilhões de pesos (US$ 41,88 milhões). Nesse sentido, ele disse que essa projeção se dará como consequência do forte inverno, mas seus efeitos não permitirão a floração dos cafezais.

Ele disse que, por causa dos granizos, vendavais e deslizamentos que têm afetado a produção de café de 240 famílias de Risaralda, o que é preocupante considerando que esse cultivo é a principal fonte produtiva e de rendimento da economia regional.

Fonte: ElDiario/CaféPoing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *