illycaffè inaugura exposição dedicada à sua icônica xícara e ao 30º aniversário da illy Art Collection

Imprimir

As celebrações do 30º aniversário da illy Art Collection prosseguem durante a Milan Design Week. A abertura da exposição illy Art Collection – 30 Years of Beauty, apresentada pela Around Gallery no Corso Venezia 6, reuniu celebridades, designers, artistas e curadores.

Entre os oradores que abriram a mostra, destacaram-se Cristina Scocchia, CEO da illycaffè, Matteo Thun, que transformou a primeira xícara de espresso illy em arte, Elisabetta Illy e a sua filha Andrea Dominique Illy, além das atrizes italianas Cristiana Capotondi e Greta Ferro, e do influente empresário Carlo Sestini.

A mostra illy Art Collection – 30 Years of Beauty, que acontece até às 18h, da sexta-feira, dia 10 de junho, traça a história da icônica xícara illy e detalha as origens do processo criativo que levou ao seu design, como: esboços, desenhos e outros materiais originais. As peças apresentam ao visitante o espírito e o impulso artístico de Matteo Thun, escolhido em 1991 para criar o que ao longo dos anos se tornou um verdadeiro ícone do design: a xícara illy, que desde 1992 tem sido uma tela em branco para artistas de renome internacional decorarem ao seu estilo.

A exposição também servirá de pano de fundo para o lançamento do livro illy Art Collection – 30 Years of Beauty (publicado pela Silvana Editoriale), que detalha uma a uma, cada coleção de illy Art Collection e suas decorações através de ensaios, explicações e trivialidades com riqueza de imagens. O livro, com texto em italiano e inglês, estará disponível na Itália a partir de junho no illy e-shop e nos pontos de venda da marca (illy Cafè e illy Shop), na silvanaeditoriale.it, assim como nas principais livrarias e lojas de museus.

illy Art Collection – 30 Years of Beauty
Corso Venezia, 6 (3º andar), Milão
Horário de funcionamento:
Quarta-feira, 8 de junho, das 14:00 às 18:00
Quinta-feira, 9 de junho, e sexta-feira, 10 de junho, das 10:00 às 18:00

Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend úncio 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Fonte: ADS Comunicação Integrada