illycaffè celebra o 30º aniversário da illy Art Collection durante a Milan Design Week com uma exposição sobre sua icônica xícara de café

Imprimir

A illycaffè celebra o 30º aniversário da illy Art Collection – as famosas xícaras de café reveladas pela primeira vez em 1992 e decoradas ao longo dos anos por mais de 100 artistas internacionais – com uma exposição apresentada pela Around Gallery no Corso Venezia 6, por ocasião Milan Design Week.

A exposição traça a história da icônica xícara e detalha as origens do processo criativo que levou ao seu design: esboços, desenhos e outros materiais originais apresentam ao visitante o espírito e o impulso artístico de Matteo Thun, que em 1991 foi escolhido para criar o que ao longo dos anos se tornou um verdadeiro ícone do design: a xícara illy, que desde 1992 tem sido uma tela em branco para artistas de renome internacional decorarem ao seu estilo.

“Estamos felizes em celebrar este grande marco, que reforça o duradouro laço da empresa com o mundo da arte contemporânea, em um evento que permitirá reviver a história e as origens da icônica xícara illy. Ainda hoje a xícara consegue se destacar e inspirar, permanecendo parte ativa de nossa vida cotidiana, e transformando o simples gesto de saborear um espresso em uma experiência artística”, comentou Cristina ScocchiaCEO da illycaffè.

A exposição conta com uma seção dedicada às 114 coleções e 459 xícaras, que atualmente compõem uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo. A última sala apresenta uma exposição evocativa chamada “Take Me Home Wall”, com cartões postais representando 30 das mais icônicas xícaras da illy Art Collection, que os visitantes poderão levar para casa como lembrança. A exposição estará aberta ao público a partir das 14h00 de quarta-feira, dia 8 de junho, até às 18h00 de sexta-feira, dia 10 de junho.

“30 anos de idade e ainda fazendo sucesso… a xícara illy é simplicidade, pureza e funcionalidade, tudo junto, é um objeto atemporal e a melhor maneira de saborear um excelente espresso! Sou grato à illy por ter me envolvido neste projeto há tantos anos, e estou feliz que muitos artistas tenham usado a xícara para mostrar suas ideias”, diz Matteo Thun.

A exposição também servirá de pano de fundo para o lançamento do livro illy Art Collection – 30 Years of Beauty (publicado pela Silvana Editoriale), que detalha uma a uma, cada coleção de illy Art Collection e suas decorações através de ensaios, explicações e trivialidades com riqueza de imagens. O livro, com texto em italiano e inglês, estará disponível na Itália a partir de junho em illy e-shop e nos pontos de venda da marca (illy Cafè e illy Shop), na silvanaeditoriale.it, assim como nas principais livrarias e lojas de museus.

A Milan Design Week, que celebra sua 60ª edição este ano, contará com a illycaffè tanto na Feira como em eventos oficiais paralelos, com espaços dedicados à degustação e à descoberta do blend único de um illy 100% arábica. O café illy também estará disponível nos espaços das marcas mais apreciadas de design: Kartell, Lissoni & Partners, Molteni, Moroso, Poltrona Frau, UniFor e na exposição INTERNI Design Re-Generation.

ILLY: 30 ANOS DE BELEZA
Corso Venezia, 6 (3º andar), Milão
Horário de abertura:
Quarta-feira, 8 de junho, das 14:00 às 18:00
Quinta-feira, 9 de junho e sexta-feira, 10 de junho, das 10:00 às 18:00

Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend úncio 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

Fonte: ADS Comunicação Integrada