Honduras ganha o 5° Prêmio Ernesto Illy Internacional

Imprimir
Hoje, a illycaffè anunciou o vencedor do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, que todos os anos a empresa concede ao seu melhor produtor de café sustentável. O grande ganhador foi a Cooperativa Cocabel em Honduras, que ganhou nas duas categorias: “Best of the Best” e “Coffee Lover’s Choice”, depois de uma série de degustações às cegas por dois júris independentes, um reunindo especialistas e outro consumidores.

O Brasil concorreu com os três vencedores do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso: Fazenda Sequoia Minas, Haroldo Barcelos Veloso e Raimundo Dimas Santana Filho. Durante a cerimônia, foi revelado que o campeão do 29º Prêmio foi a Fazenda Sequoia Minas, da Chapada de Minas, em Minas Gerais.

A Cocabel é uma cooperativa com cerca de 100 associados, localizada na cidade de Belen, no departamento de Lempira, sudoeste de Honduras. Os filiados entregam cerejas de café à cooperativa, que então os despolpa, lava e os seca no sol do pátio (terreiro). A Cocabel trabalha próxima à BICAFE, uma companhia que administra um armazém e um moinho de secagem de café perto de Santa Rosa de Copan e seleciona lotes de café de alta-qualidade.

Todos os anos, o laboratório de qualidade da illycaffè seleciona os melhores lotes de café quanto a parâmetros de qualidade e sustentabilidade. Os países que mais se destacaram durante a safra 2019/2020 foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Os três melhores produtores de cada país se credenciaram a participar do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, onde cada vencedor nacional se torna um dos 9 finalistas na competição internacional.

Um painel independente de especialistas internacionais, chefs e críticos gastronômicos conduziram uma degustação às cegas dos 9 finalistas, provando várias preparações – espresso, moka, drip e filtrado – e escolheram um vencedor a partir da riqueza e complexidade do buquê, a elegância e o balanço dos sabores e a intensidade do aroma.

Desta vez o painel de especialistas e consumidores concordou em termos de preferência entre os cafés provados. Esse é um reconhecimento bem merecido ao extraordinário trabalho conduzido dia a dia com grande dedicação por homens e mulheres da cooperativa Cocabel. Ela conseguiu reunir pequenos produtores de café unidos pela consciência de que a qualidade sustentável começa com a planta. Com o Prêmio Ernesto Illy Internacional nós pretendemos enfatizar a importância do cuidado que os produtores colocam em suas plantações, sejam grandes ou pequenas, porque esse é o ponto de partida para um ciclo virtuoso que termina com uma xícara de café sendo saboreada pelo seu consumidor final”, diz o presidente da illycaffè, Andrea Illy.

O Prêmio Ernesto Illy Internacional, agora em sua quinta edição e batizado com o nome do filho do fundador da illycaffè, é uma forma de celebrar e recompensar os melhores produtores da illy pela atenção à qualidade sustentável que eles trazem ao trabalho diário, bem como renovar o compromisso da companhia com a melhora das vidas dos produtores e com a realização do sonho de oferecer o melhor café para o mundo. O evento, que aconteceu remotamente neste ano, foi apresentado por Arizona Muse, uma modelo do mundo da moda famosa por seu compromisso ambiental e, mais genericamente, por seu ativismo no campo da sustentabilidade.

A partir de amanhã, 4 de Dezembro, a cerimônia será disponibilizada no site illy.com/EIICA2020.

Os 27 finalistas:

Brasil 1 Fazenda Sequoia Minas
2 Haroldo Barcelos Veloso
3 Raimundo Dimas Santana Filho
Colômbia 1 Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents
2 Cooperativa de Caficultores del Norte de Nariño
3 Coocentral – Cooperativa Central de Caficultores del Huila
Costa Rica 1 Coopeatenas R.L.
2 CoopeSabalito R.L.
3 Marespi S.A.
Etiópia 1 Legesse Sherefa Pvt Ltd Company
2 Asma International Business Pvt Ltd Company
3 Bechu International Trading Pvt Ltd Company
Guatemala 1 Finca El Consuelo
2 Finca La Providencia
3 Finca Peña Blanca
Honduras 1 Cooperativa Cocabel
2 Finca El Potrero
3 Cooperativa Cafetalera San Francisco Cones Limitada – Cocasancol
Índia 1 Rosewood Estate
2 Pura Estate
3 Kesarki Estate
Nicarágua 1 Proyecto LIFT
2 Finca Buenos Aires
3 San Ramon Estate
Ruanda 1 Nyamyumba Coffee Washing Station
2 Nzahaha Coffee Washing Station
3 Ngamba Coffee Washing Station

5° Prêmio Ernesto Illy Internacional

Sobre a illycaffè          
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.405 pessoas globalmente em 2019, quando registrou receitas consolidadas de 520,5 milhões de euros. Há 269 lojas illy em mais de 40 países.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa