FOLHA TÉCNICA: Forte ataque de ácaros em frutos de café

Imprimir
Um forte ataque de ácaros em frutos de café foi observado, recentemente, em lavoura na região do cerrado no Noroeste mineiro, mostrando intensidade e sintomas ainda pouco conhecidos.

Nas lavouras de café existem 3 espécies de ácaros que atacam – o ácaro vermelho, o ácaro branco e o ácaro da leprose ou ácaro plano. As formas jovens e os adultos dos ácaros raspam as folhas e causam o rompimento das células da epiderme, esse liquido que extravasa serve para sua alimentação. Em decorrência dessa raspagem ocorre uma destruição da clorofila e as áreas afetadas ficam descoradas, perdem o brilho. No caso do ácaro vermelho as folhas ficam bronzeadas. No ataque do ácaro branco, pouco importante, ocorre mais uma deformação nas folhas e no ácaro da leprose aparecem lesões circulares amareladas, estas em função da transmissão do vírus.

O ataque de ácaros em cafeeiros é bem conhecido atingindo as folhas das plantas. No caso do ácaro da leprose também é comum o ataque aos frutos, verdes e maduros, dando origem a lesões, estas devidas ao vírus que eles transmitem. Ele também pode atacar ramos. Já, no caso do ácaro vermelho o ataque em frutos foi relatado anteriormente, mas de forma muito esporádica e atingindo apenas alguns frutos, ou pequenas partes deles.

O ataque severo, agora observado em frutos de cafeeiros, foi registrado em campo de multiplicação de variedades, no município de João Pinheiro, no Noroeste de MG. O histórico desse campo mostra que em agosto-setembro de 2021 foi verificado um ataque de ácaro vermelho nas folhas. Em função do ataque na folhagem foi efetuado o controle químico do ácaro nessa época.

O campo de multiplicação, conduzido com irrigação, teve floradas iniciando em agosto setembro. Em dezembro/21 apareceram os sintomas de ataque do ácaro vermelho em frutos, sendo mais evidentes nos frutos maiores, da primeira florada. Isso indica que os ácaros preferem os frutos mais desenvolvidos, ou, então, mesmo atacando os menores, os sintomas, na casca dos frutos verdes, só aparecem mais tarde. Pode-se observar, nas fotos, que a cor verde, na casa dos frutos, com o ataque passa para uma cor castanha. Nesse caso, de ataque severo, observa-se que praticamente todos os frutos e toda superfície deles ficam afetados.

Verificou-se que as variedades de café com frutos mais atacados foram – o Catuai SH3, o Aranãs e o Pau Brasil.

Ressalta-se que ácaros, de diferentes espécies, são comuns atacando frutos, como mostra a ilustração, onde podem ser observados frutos de tomate e de laranja com sintomas semelhantes aos aqui relatados nos frutos de café.

Fonte: Fundação Procafé (J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Paulo Cesar de Almeida Tec Agr. Valeverde)