FOLHA TÉCNICA: Folhas velhas amareladas em cafeeiros, do que se trata

Imprimir
A verificação de folhas velhas de cor amarela em cafeeiros pode indicar que existem problemas no suprimento de água e de nutrientes para as plantas.

As folhas dos cafeeiros, em condições normais, têm coloração verde escuro e as variações na coloração da folhagem podem mostrar deficiências, que estejam ocorrendo, podendo ser reais ou induzidas. Para identificação dos problemas devem ser observadas, principalmente – a forma e a época de ocorrência das anormalidades. Na forma é preciso verificar quais os tipos de folhas apresentam os sintomas anormais e como eles se apresentam, se em folhas velhas ou novas, ou em ambas e qual a época ou fase da cultura onde se manifestam. É preciso, ainda, correlacionar as anormalidades na folhagem com as condições edafo-climáticas prevalecentes.

Os problemas de amarelecimento de folhas em cafeeiros, que são aqui destacados, se referem aos que aparecem na fase final de repouso dos cafeeiros, na pré-florada, coincidindo com um período mais seco. As folhas velhas, da parte central da ramagem, tomam a cor amarelo-limão e algumas até uma cor laranja ou avermelhada. Em seguida começam a cair da planta.

Ao se observar as folhas amarelas (da planta ou do chão), verifica-se que, em sua grande maioria, não apresentam qualquer tipo de lesão, que pudesse levar ao amarelecimento e queda. Elas mostram, simplesmente, uma deficiência induzida e os fatores mais correlacionados com essa indução tem sido a falta de água no solo e, em alguns casos, agravada por sistemas radiculares pouco desenvolvidos e solos endurecidos. Plantas mais novas e de variedades com menor tolerância a stress hídrico apresentam maiores problemas de folhas amareladas.

Analisando o tipo dos sintomas nas plantas com folhas velhas amarelas, complementados com resultados de análises químicas do tecido foliar, pode-se verificar que a deficiência mais presente é a de fósforo, porém de forma induzida, pois a carência de água no solo dificulta a absorção desse nutriente.

O stress hídrico na fase de repouso do cafeeiro, de forma moderada, é benéfico, visando o desenvolvimento e maturação mais uniforme das gemas florais e consequente floração mais homogênea das plantas. Assim, o aparecimento de uma pequena quantidade de folhas velhas amareladas e caindo é considerado normal. Ele se mostra até um indicativo prático, da necessidade de chuvas ou de retomada de irrigação no cafezal.

Fonte: Fundação Procafé (Por J.B. Matiello e Lucas Bartelega – Engºs Agrºs. Fundação Procafé e João Paulo Ananias- Eng Agr.)