Estrangeiros participam de curso de classificação e degustação de café

Imprimir

A Associação Comercial de Santos (ACS), no litoral de São Paulo, realiza durante o mês de julho a 54ª edição do Curso de Classificação e Degustação de Café. A atividade será realizada de 1º a 25 de julho. A maior parte dos inscritos vem do Japão.

O objetivo do curso é capacitar os alunos a identificar as características do café, e atender as exigências do mercado para criar oportunidades de negócio. Estão matriculados 16 japoneses, um espanhol e um brasileiro. As aulas vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

O curso oferece ainda a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão , desde a produção até a estufagem para exportação. As aulas serão ministradas pelos classificadores e degustadores Davi Antonio Pinto Teixeira e Nilton Ribeiro. Para auxiliar os estrangeiros, Sayoko Nakai fará a tradução do japonês para o português e vice-versa.

O programa inclui ainda visitas a uma fazenda de café, a um terminal de embarque no porto e a uma indústria de torrefação, no caso, a Mitsui Alimentos, uma das maiores do Brasil. Ao final, os alunos aprovados recebem, além do certificado, a carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos e uma colher de prova.

O curso da Associação Comercial de Santos teve início em 1989 e, além de atrair alunos de todo o Brasil, é reconhecido também pelos principais países consumidores. As taxas de matrícula são: R$ 800 para alunos que comprovem vínculo empregatício com empresas associadas da Associação Comercial de Santos; e R$ 1.500 para não associados e estrangeiros.

As próximas edições do curso acontecem de 2 a 26 de setembro e de 4 a 28 de novembro. As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar, com Karina Simões. Outras informações pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220. A Associação Comercial de Santos fica na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

Fonte: G1 Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *