EPAMIG completa 47 anos e amplia atuação nas plataformas digitais

Imprimir

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) completa 47 anos, nesta sexta-feira, 6 de agosto. Para marcar a data, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), dá início a uma série de podcasts chamada Tecnologia Agropecuária na Mesa. Neste momento inicial, os conteúdos serão disponibilizados na plataforma Spotify.

O primeiro podcast com o tema “Por que a pesquisa agropecuária é importante?”, já está no ar. O episódio faz uma viagem por alguns dos principais avanços proporcionados pela pesquisa nas diferentes regiões de Minas Gerais, em áreas como cafeicultura, produção de leite e derivados, bananicultura, bovinocultura, olivicultura e vitivinicultura.

Participam desta edição o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, idealizador do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da EPAMIG, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA); e os pesquisadores diamante da EPAMIG, Antônio Alves Pereira, o Tonico, um dos principais especialistas em melhoramento genético do Café no país e Adelson de Oliveira, pioneiro nas pesquisas em Olivicultura. E também o pesquisador aposentado pela EPAMIG, Murillo Albuquerque Regina, responsável pela tecnologia da dupla poda que possibilitou a produção de vinhos finos de inverno no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.

A EPAMIG conta como uma estrutura descentralizada, que inclui a sede administrativa localizada em Belo Horizonte, 22 campos experimentais, cinco unidades regionais: Centro-Oeste (Prudente de Morais), Norte (Nova Porteirinha), Oeste (Uberaba), Sudeste (Viçosa) e Sul (Lavras) e duas unidades de ensino: Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui. Em tempos de distanciamento social, a Empresa tem investido no estreitamento da relação com os diversos públicos, por meio do fortalecimento dos canais digitais e redes sociais e de eventos online.

“A pandemia fez com que repensássemos as formas de nos comunicar. Além de reuniões e rotinas de trabalho em ambiente virtual, tivemos cursos, eventos, palestras, vídeos e conteúdos especiais nas redes sociais, voltados para o público externo, e as ferramentas de ensino remoto para os cursos técnicos em Leite e Derivados e em Agropecuária e Cooperativismo. Como uma instituição de ciência e tecnologia, temos que nos aprimorar para a aproveitar de maneira cada vez mais assertiva todos os recursos digitais disponíveis para levar conhecimento aos produtores rurais mineiros. E essa série de podcasts é um passo a mais”, opina a presidente da EPAMIG, Nilda Soares.

E-commerce

Dentre outras novidades digitais, a EPAMIG prepara ainda para o mês de agosto o lançamento de uma nova página para a comercialização de publicações, com um maior número de funcionalidades. “A busca por palavras-chave foi ampliada e tanto a publicação comercializada quanto a disponível terão acesso rápido. As modalidades de compra foram melhoradas, contando com pagamento via Pix. Nesta nova Livraria teremos o Informe Agropecuário Digital para comercialização, um avanço que vai proporcionar maior acessibilidade e rapidez na aquisição da publicação. Sem despesas com frete ou atrasos na entrega”, destaca a chefe do Departamento de Inovações Tecnológicas, Vânia Lacerda.

Fonte: Comunicação Epamig