Encerramento da primeira turma de GQC em Perdões (MG)

Imprimir
No dia 12 de julho, às 19h, o Sistema FAEMG, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, junto ao Sicoob-Credivar realizaram o encerramento da primeira turma do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) na cidade. O Programa busca estimular mudanças culturais e promover melhorias contínuas, de forma a agregar valor às atividades da propriedade e auxiliar nas tomadas de decisões.

Agradecimento ao apoio

Casal participante do GQC, Fabiana e Frank

Na abertura, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, Danilo Vilela, fez um agradecimento especial à direção da Sicoob-Credivar, pela parceria e ajuda para trazer conhecimento e capacitação ao produtor rural. Para Danilo, “é uma alegria promover o encerramento da turma do GQC. Espero que os objetivos de redução de custos para o produtor, busca de eficiência e transformação do agricultor em ‘empresário rural’, de forma a trabalharem ‘dentro e fora da porteira’ tenham sido alcançados”.

De acordo com o gerente do Sistema FAEMG, Rodrigo Ferreira, a saúde financeira da empresa rural depende de uma gestão eficiente e de qualidade “para tanto, é necessário direcionar corretamente os recursos financeiros, humanos e ambientais. Através do Programa, os participantes tiveram acesso a ferramentas administrativas que são suficientes para que possam colaborar para a gestão das propriedades. Como parceiro deste Programa, parabenizo o Sicoob-Credivar pela atitude em investir em seus cooperados e, principalmente, na transmissão de conhecimento, em que o resultado é um ganho de mão dupla”.

Teo Silva, gerente do Sicoob-Credivar em Perdões, também agradeceu a parceria e disse que “o Credivar tem a preocupação com os cooperados através da gestão da qualidade, visto que esta é a essência da cooperativa, portanto, apoiamos o homem do campo, para seu crescimento e evolução”.

Jairo Faria, além de retribuir pelo reconhecimento ao apoio prestado, expôs sua expectativa futura também para outro Programa do Sistema FAEMG, o ATeG, que irá atender a 30 propriedades, a partir do final deste mês. “o GQC de Perdões está sendo muito importante para despertar interesse dos produtores para a gestão de suas propriedades e também para a assistência técnica. O resultado é que neste mês de julho, uma nova turma de ATeG terá início, trazendo benefícios para todos envolvidos”.

De acordo com o instrutor, Paul Markus Angst, o GQC em Perdões foi o primeiro de muitos que virão e que esteve envolto de circunstâncias especiais, “entre elas, de ser um evento presencial ainda durante a pandemia, quando os participantes expuseram muito do que ocorreu nos dois últimos anos, suas angústias e seus sonhos, suas reflexões sobre as questões familiares e de como tudo que aconteceu e está acontecendo impactou e está impactando em suas vidas e seus negócios. Foi um GQC muito voltado à gestão de pessoas, dentro do desafio atual da luta pela vida e de um quadro de escassez acentuada de mão-de-obra na zona rural, em quantidade e qualidade”.

Feedback dos atendidos pelo GQC

Produtores que foram atendidos pelo Programa em Perdões

Para os participantes do Programa, Fabiana Pádua Rodrigues Alvarenga Bastos e seu marido, Frank Alvarenga Bastos, produtores rurais e proprietários do “Café da Lavoura”, o GQC foi fundamental. De acordo com Fabiana, o “GQC contribuiu para revigorar e dar uma energia positiva na empresa. Ajudou-nos a colocar em prática alguns detalhes que às vezes passam despercebidos, mas que podem fazer toda a diferença no curto, médio e longo prazo. Desta forma, o Programa nos ajuda a fazer um diagnóstico da empresa, assim conhecemos a nossa realidade e o ambiente em que estamos inseridos, o que possibilita ter mais confiança e clareza para as tomadas de decisões”.

Para Fabrício Siqueira de Andrade, produtor de cogumelos, “o curso trouxe uma nova visão, já tinha feito um plano de negócios antes, mas não parava para pensar o meu projeto. Então quando você tem esse olhar técnico que o Programa proporciona, de fora, você enxerga quais são os seus gargalos e oportunidades, principalmente os valores e princípios do seu projeto”.

Luciana Alvarenga Bertolucci Teixeira, seu esposo Adilson Andrade Teixeira e seu filho Pedro Bertolucci Teixeira são produtores de leite. De acordo com Luciana o GQC é um Programa que “agrega muito, traz mais conhecimento, incentivo, organização e para meu filho que está fazendo agronomia está sendo muito válido. O Programa o fez sintonizar a real importância da sucessão familiar, gostei muito”.

Daniel Ribeiro, produtor de abacate e poncã disse que o “GQC conecta a Cooperativa de Crédito com os demais produtores rurais, o que possibilita trocar experiência. Além disto, traz ferramentas, que são de administração, contudo, simplificadas de forma que possam ser aplicadas na prática e na de uma forma bem direta”.

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, Johnny Monteiro de Alvarenga, afirma que o Programa trouxe a ampliação da visão dos produtores rurais. “O GQC contribuiu para que o produtor rural entenda a sua propriedade como uma empresa que precisa de gestão com mais detalhamento do custo de produção, mão-de-obra e de todo serviço que é realizado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos – Regional Lavras (Por Gisele Nishiyama)