Dia de Campo: Cafeicultura de Montanha

Imprimir

Machado receberá no dia 10 de novembro o Dia de Campo ATeG Café + Forte Cafeicultura de Montanha. A promoção é do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em parceria com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias) e integra as ações do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte. O evento está inserido na programação da Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá de forma híbrida no período de 10 a 12 de novembro de 2021. São parceiros dessa promoção, o Sindicato dos Produtores Rurais de Machado, Coopama, Cooxupé, Prefeitura de Machado e Emater.

O evento tem 250 vagas abertas e os temas abordados em palestras e nas estações serão: Para onde vai o mercado de café; Adversidades climáticas na cafeicultura: como amenizar prejuízos; Custos de produção do café: estudo de caso do ATeG Café +Forte; Cultivares para as condições do Sul de Minas; Manejo integrado de pragas; Nutrição e adubação no cafeeiro. Os temas serão apresentados por especialistas da EPAMIG, SISTEMA FAEMG e Marcelo Fraga Moreira (Archer Consulting).

“As mudanças ocorrem na velocidade da informação. Essa é mais uma ação do Sistema FAEMG SENAR INAES juntamente com importantes parceiros, visando disseminar conhecimento técnico de ponta sobre a cafeicultura. Os produtores rurais participantes terão ferramentas para lidar com os desafios da cafeicultura, objetivando uma produção cada vez mais sustentável”, Rogger Miranda Coelho, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS.

EPAMIG

A Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, dedica-se a pesquisa com a cafeicultura desde início da década de 70. Desenvolvendo tecnologias nas mais variadas áreas de conhecimento, como melhoramento genético, já disponibilizou 20 cultivares para a cafeicultura. Participa também de importantes trabalhos sobre a correção de solos e adubação do cafeeiro. Desenvolve tecnologias na área de manejo da lavoura, manejo de pragas e doenças, qualidade de bebida e geotecnologias.

“Dentro da programação teremos palestras e estações de campo, em que os cafeicultores, técnicos e demais pessoas envolvidas na cadeia do café tomarão contato com as novidades nas áreas de adubação do cafeeiro, cultivares indicadas para o Sul de Minas, manejo das principais pragas do cafeeiro, adversidades climáticas, além dos assuntos mercado e custo de produção do café”. Cesar Elias Botelho (EPAMIG Sul).

SENAR MINAS

“No dia de campo, apresentarei o tema Custo de Produção, que é o mínimo que o produtor deve conhecer para ter uma boa gestão da sua propriedade. Em anos como os que estamos vivendo, onde as adversidades climáticas atingem várias propriedades (geadas, chuvas de granizo, seca por dois anos consecutivos) e exigem que o produtor tenha boa gestão da sua propriedade, para se manter na atividade, mesmo sofrendo com alguma dessas intempéries, é preciso entender bem o que é o custo de produção”. Rodrigo Elias Batista Almeida Dias, engenheiro agrônomo, com mestrado em engenharia agrícola na área de máquinas e mecanização. Doutor em Agronomia/Fitotécnica na área de concentração em produção vegetal. Foi técnico do ATeG e hoje é supervisor do programa.

CONSULTOR

Marcelo de Castro A.F. Moreira é consultor na MFM Serviços Adm Ltda e vem contribuindo semanalmente para a Archer Consulting sobre o mercado de café. Marcelo possui profundo conhecimento em operações de hedge (produto e câmbio) nos mercados de commodities agrícolas (açúcar, etanol, café, soja, milho, algodão e trigo). Atua especialmente no mercado agrícola com foco no açúcar e café e apresentará o tema “Para onde vai o mercado de café”.

dia-de-campo-senar

informações:
Denise Bueno
Assessora de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS
(35) 98800.1087

Mariana Penaforte
Assessora de Comunicação EPAMIG
(31) 99714-9013