Cooperativismo agrícola cresce e desponta como principal suporte ao produtor

Imprimir
Cocatrel, cooperativa de cafeicultores com sede no Sul de Minas, foca suas ações para garantir segurança e rentabilidade aos cooperados.Em tempos de crise como este, a agricultura tem sido o alicerce da economia do Brasil. No sul de Minas, a cafeicultura tem se mostrado a grande força da região, gerando emprego, renda e garantindo o alimento na mesa dos brasileiros.

O café é o principal produto da região. No Sul de Minas, a cafeicultura é bastante desenvolvida tecnologicamente e a produção do grão impacta diretamente o produto interno bruto (PIB) dos municípios nela inseridos. Dentro deste contexto estão grandes empresas, entidades e cooperativas do setor cafeeiro, que dão suporte aos produtores e trabalham em prol da sustentabilidade e constante desenvolvimento da cultura do café na região.

“O Sul de Minas tem a cafeicultura bastante desenvolvida. Muito disso devem-se às parcerias entre os setores público e privado, a realização de constantes pesquisas e a implementação de novas tecnologias. Para ter acesso a tudo isso, o produtor conta com o suporte efetivo das cooperativas. A Cocatrel tem estado cada vez mais próxima de seus cooperados para ouvi-los e entender quais as suas principais demandas para buscar sempre as melhores soluções para atende-los e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da cultura em todas os municípios onde atua”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) é conhecida pela solidez e pela segurança que proporciona aos seus cooperados, desde 1961. São 59 anos dando o suporte necessário, desde o plantio até a xícara, através de uma plataforma completa de serviços que dão base e sustentabilidade para o negócio das mais de 6 mil famílias cooperadas, como assistência técnica especializada, laboratório de análises de solo e folhas, loja de insumos, feiras de negócios, oficina mecânica, aluguel de colhedeiras e torrefação.

Pensando nas necessidades dos produtores ao longo do ano, a Cocatrel proporciona soluções financeiras como financiamentos, adiantamentos, créditos e seguros, que dão tranquilidade para o dia a dia dos cooperados.

A confiança depositada na cooperativa, por seus cooperados, garante à Cocatrel crescente recebimento, com cerca de 1.5 milhão de sacas de cafés recebidas anualmente em seus armazéns, aptos a armazenar as principais certificações nacionais e internacionais e equipados com sistema de rastreamento por rádio frequência (RFID), o que possibilita a completa rastreabilidade desses cafés.

O mercado externo também aposta na credibilidade da Cocatrel, que possui clientes no mundo inteiro e exporta cafés para todos os continentes. A cooperativa conta ainda com um setor exclusivo para cafés especiais e exportações, o Cocatrel Direct Trade (CDT), que tem como objetivo orientar o produtor, identificar e promover seus cafés ao redor do mundo.

Apoiando a diversificação das atividades dos cooperados, a Cocatrel possui também um silo, com capacidade de 300 mil sacas, para recebimento de grãos como milho, soja, sorgo e trigo. Além disso, a cooperativa conta com uma indústria de laticínios, e recebe de seus cooperados cerca de 20 mil litros de leite, diariamente. Com esse leite, uma linha de produtos é fabricada e comercializada com a marca Cocatrel.

A difusão do conhecimento, com a capacitação de cooperados e colaboradores faz da Cocatrel uma cooperativa que valoriza seus talentos humanos e entende que a informação é base para o sucesso de todos.
Com base nos princípios cooperativistas, a Cocatrel realiza, participa e patrocina ações sociais, culturais e ambientais que visam o desenvolvimento das cidades onde atua.

A Cocatrel tem como missão proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade aos seus cooperados. E é por tudo isso que ela é base para crescer, está perto para ouvir e, acima de tudo, segura para o negócio dos cooperados.

Fonte: G1 Sul de Minas