Coocacer anuncia TOP 12 do Concurso Cafés de Qualidade 2020

Imprimir

Quinta edição já tem seus finalistas e data para a premiação dos vencedores da safra atual.

Os últimos meses têm sido intensos na Coocacer Araguari devido à realização da quinta edição do Concurso Cafés de Qualidade. A boa expectativa para a safra deste ano foi comprovada nas amostras recebidas, em termos de quantidade e qualidade.

A organização da iniciativa comemora o recebimento de 2.304 amostras. Destas, 1.477 lotes foram aprovados, tendo selecionados 42 cooperados na fase inicial. “Fomos surpreendidos pelo número de amostras recebidas e isso mostra a credibilidade que a nossa iniciativa ganha, a cada edição, por parte de nossos cooperados. Eles acreditam em nosso propósito de valorização e reconhecimento e se empenham para estarem nas listas de classificação. Reconhecemos o trabalho deles por meio do concurso e eles dão o apoio necessário à iniciativa, envolvendo-se, mais e melhor, a cada edição. A nova fase promete muitas emoções”, informa Eliane Cristina Barbosa, superintendente da Coocacer.

TOP 12

Os 42 cooperados escolheram os seus lotes para a segunda fase do concurso, os quais passaram por uma nova classificação que gerou uma lista de finalistas com 12 produtores, os quais seguem para a grande final, anunciados no dia 17 de outubro.

“Esse concurso vem coroar o trabalho de 42 produtores, vamos destacar 12, no entanto, o anúncio vem para coroar o trabalho destes 42 que são merecedores dos nossos aplausos, pois foram eles que produziram os melhores cafés de 2020”, destaca a superintendente.

Os selecionados para a grande disputa pelo prêmio de 2020 são: José Bertaglia; Douglas Ferrarini; Jhone Moreno; Linda P. Rabelo Moreno; Luiz Antônio e Bia Mameri; Serafim Peres; Gilberto Ferrarini; Thomé Vicente de Lima; Evanete Peres; Marílio Suzian; Ana Domingues Peres; João P. Macedo e Ivani Souza, terão que aguardar até o dia 05 de dezembro para saber se o seu café foi o melhor desta safra.

“Viemos de uma safra muito boa, os cooperados estão trabalhando para produzir, cada vez mais, cafés melhores e diferenciados para atender ao mercado. Chamamos estes café de singularidades e, neste ano, contamos com 42 produtores que alcançaram uma ótima qualidade e 12 que seguem para a grande final. Tivemos um ano atípico e, certamente, os produtores também encontraram suas dificuldades e, mesmo assim, conseguiram atender os perfis sensoriais com uma grande diversidade. Temos cafés para todos os gostos e a cada ano o nosso concurso só melhora”, afirma Rodolfo Silva Carneiro, gestor de negócios e qualidade da Coocacer.

O evento acontece por meio de live transmitida pelo canal da Coocacer no Youtube, no dia 05 de dezembro às 19h.

Delas e Deles, diversidade e singularidade unidas

A lista de TOP 12 conta com uma novidade, o projeto Delas e Deles, como explica Eliane. “Estamos sempre em busca de promover a singularidade dos cafés de nossos cooperados, produzidos na Região do Cerrado Mineiro, porque acreditamos que cada café é único, mesmo que sua origem e processos sejam os mesmos de tantos, tem algo em cada café que o faz exclusivo. Em meio aos cafés produzidos por nossos cooperados, selecionamos 42 inscritos para o nosso Concurso Cafés de Qualidade, em que apenas 12 seguirão para a próxima fase. Tendo em vista à diversidade que nos encaminha à singularidade, dividir em categorias de gênero, priorizando um em detrimento do outro, não combinaria com a nossa proposta, assim, seguimos valorizando o trabalho, a dedicação e a busca contínua pela superação com foco na qualidade, realizados por homens, mulheres, famílias do café, todos unidos em um grande movimento de pluralidade sem perder de vista a sua singularidade, o que faz de cada café incomparável”.

Para o momento de premiação, o projeto Delas e Deles apresentará novidades e vantagens por meio de parcerias estabelecidas pela cooperativa.

Fonte: Revista a Cafeicultura