Com mais de 2 mil mudas plantadas em parque de Varginha (MG), MINASUL amplia preservação ambiental

Imprimir

O Parque São Francisco, considerado um verdadeiro santuário de preservação e estudos da fauna e flora da região, ganhou um grande reforço em sua lista de espécies vegetais. A MINASUL promoveu o plantio de 2.200 mudas no local, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA).

Tendo a sustentabilidade ambiental como um de seus valores mais importantes, a MINASUL adota práticas de preservação do meio ambiente em todas as suas ações. Um dos propósitos é promover o equilíbrio entre o atendimento de suas necessidades e o uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar a natureza.

A recente intervenção no Parque São Francisco de Assis é resultado de uma parceria com o município. Localizado em Varginha, Minas Gerais, cidade-sede da MINASUL, o Parque é formado por um misto de árvores de cerrado e de campo, abriga grande número de espécies nativas e madeiras de lei, animais de pequeno porte e aves típicas da região, além de minas que formam ribeirões essenciais para o abastecimento de água da cidade. É um importante centro de pesquisas, estudos e de educação ambiental, visitado regularmente por escolas do município e da região.

Intervenção positiva no Parque

A parceria da MINASUL com o município resultou na doação de 2.200 mudas de espécies nativas, e fez parte do Projeto Técnico de Recomposição Florestal. Técnicos da Cooperativa e da SEMEA coordenaram a limpeza, capina e controle de formigas. O plantio ocorreu entre 21 de fevereiro e 15 de março.

Com a transferência das operações para o novo complexo operacional, em 2020, foram necessárias adaptações no espaço de 143 mil/m², para abrigar as atividades administrativas, comercial e técnica da MINASUL. A mudança acelerou a parceria com o município em relação à preservação ambiental e aos cuidados com o entorno da sede, como, por exemplo, a construção de uma das maiores usinas fotovoltaicas da região, que representa a preservação de 200 árvores/ano, além de calçadas e a futura instalação de uma academia de rua, iniciativas que compõem uma ampla estratégia de sustentabilidade que vem sendo executada nos últimos anos pela Cooperativa.

A Supervisora de Planejamento, Gestão e Fiscalização Ambiental da SEMEA, Danieli Delello Schneider, comenta que a mudança da MINASUL para o novo complexo operacional exigiu a supressão de quase 800 árvores do local, e gerou a compensação ambiental, beneficiando uma área de 3.024 hectares no interior do Parque São Francisco.

Danieli Schneider explica que o Parque São Francisco de Assis foi escolhido porque é “um dos maiores parques urbanos do mundo e um dos maiores patrimônios ambientais do Município de Varginha, pois abriga um remanescente de ecótono de cerrado e mata atlântica, de grande importância ambiental e científica”. A MINASUL plantou as 2.200 mudas e ficará responsável por sua manutenção até dezembro de 2024. “A parceria realizada entre a MINASUL e a Prefeitura Municipal de Varginha é de grande importância, tanto para o desenvolvimento da empresa, como do município e meio ambiente”, conclui a bióloga.

O Diretor-Presidente da MINASUL, José Marcos Rafael Magalhães, reafirma o compromisso da Cooperativa com a sustentabilidade. “Nos orgulha muito a consciência plena de nossa responsabilidade com o meio ambiente que, em suma, sustenta todo o agronegócio”. José Marcos destaca, também, a parceria sem precedentes com a Prefeitura de Varginha, por meio da SEMEA. “É um projeto nobre e de grande importância, não só para a cidade, mas para toda a região”, conclui.

Fonte: Comunicação MINASUL