COFCO International recebe vários prêmios por seu empréstimo vinculado à sustentabilidade se tornando referência no setor

Imprimir
associados-site-novo-27-2-cofcoA COFCO International ganhou outro prêmio em reconhecimento ao seu empréstimo vinculado à sustentabilidade, se tornando referência no setor. O Prêmio TXF 2019 de Negócio do Ano no Setor de Financiamento de Commodities é o mais recente de uma série de honrarias* reconhecendo o compromisso da empresa de colocar a sustentabilidade no centro de seus negócios.

Acordado em 2019 com um consórcio de 21 bancos globais, o empréstimo da COFCO International vinculado à sustentabilidade de US$ 2,3 bilhões é o maior da história para uma trader de commodities.

Ao atingir metas de desempenho anuais em temas sociais e ambientais importantes e no progresso da rastreabilidade, a COFCO International obtém descontos de juros a serem investidos em seus projetos de sustentabilidade.

“Estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento do setor financeiro por alavancar o financiamento com foco em integrar e reforçar ainda mais os nossos objetivos de sustentabilidade em toda a empresa”, diz Paul van Spaendonk, Head de Finanças da COFCO International, que supervisiona os investimentos de capital de giro da empresa e que desempenhou um papel importante na negociação deste empréstimo com os bancos participantes. “Estabelecer um empréstimo vinculado à sustentabilidade como nossa principal linha de crédito, e com muitos de nossos principais bancos parceiros, é uma conquista marcante para a COFCO International. Estamos determinados a melhorar continuamente nosso desempenho e cumprir com os nossos compromissos públicos”.

Em direção ao progresso, um ano depois

A COFCO International fez progressos para cumprir seus compromissos relacionados ao empréstimo – e, consequentemente, sua estratégia de sustentabilidade – estabelecendo as bases para o progresso. Especialmente em 2019, a empresa alcançou 98% de rastreabilidade de todo o fornecimento direto de soja em 25 municípios prioritários no Cerrado brasileiro, além de estabelecer a meta de alcançar 100% da rastreabilidade de toda a soja brasileira de origem direta até 2023.

A empresa também fez progressos importantes em relação a outros compromissos ambientais e sociais vinculados ao empréstimo. Por exemplo, fortaleceu sua política ambiental e formalizou sua meta de reduzir o consumo de água no processo produtivo em 10% até 2025. Também em 2019, a COFCO International iniciou uma parceria com uma ONG internacional para realizar avaliações de impacto dos direitos humanos e trabalhistas em suas operações e principais cadeias de suprimentos.

Fornecendo mais rastreabilidade

Cada vez mais, partes interessadas – incluindo consumidores e principais fabricantes de alimentos – querem saber como os ingredientes foram produzidos e de onde vieram. Alcançar essa profundidade de informação requer uma quantidade significativa de ‘trabalho de detetive’ na cadeia de suprimentos. A COFCO International enfrentou o desafio de rastrear as matérias-primas desde sua origem, com foco especial na compreensão dos riscos sociais e ambientais que podem ocorrer no nível da produção.

Em 2019, a empresa investiu no aprimoramento de seus sistemas internos e no treinamento de suas equipes para coletar, validar e registrar informações importantes sobre cada fazenda dos seus fornecedores. Esse foi um exercício extenso que exigiu um conhecimento profundo das terras e práticas de produção desses produtores. Dado o volume significativo de soja proveniente de milhares de agricultores e comercializada pela COFCO International, isso estava longe de ser uma tarefa fácil.

“Para entender completamente os riscos que enfrentamos em nossa cadeia de suprimentos e tomar medidas para mitigá-los, precisamos primeiro ter absoluta clareza de onde as commodities são produzidas”, explica Wei Peng, Head de Sustentabilidade da COFCO International. “Acima de tudo, tivemos que vincular cada lote, especificado nos contratos com fornecedores, a uma localização exata no mapa, e verificar se o volume entregue poderia realmente ter sido produzido por essa fazenda.”

“Nossas equipes de compra de soja mantiveram contato constante com os agricultores localmente para fornecer o nível de precisão que exigíamos”, afirma Wei Peng. “E nosso esforço em prol da rastreabilidade exigiu a colaboração de toda a empresa, das equipes de originação às de gerenciamento de contratos, trade, sustentabilidade e logística. Foi realmente um esforço de equipe.”

E a estratégia está funcionando. Uma recente auditoria independente confirmou que a COFCO International alcançou com sucesso sua meta de rastreabilidade da soja no primeiro ano de execução do empréstimo. Enquanto isso, novas oportunidades comerciais estão se abrindo.

“Obter uma rastreabilidade aprimorada nos permitiu responder rapidamente em 2019 à nova legislação brasileira sobre biodiesel rastreável e sustentável, à medida que o país reforça seus requisitos para o teor mínimo de biodiesel presente no diesel”, explica Peng. “Como resultado, nossa planta de esmagamento em Rondonópolis foi uma das primeiras a vender biodiesel sob a certificação de sustentabilidade RenovaBio.”

Olhando para o futuro

A COFCO International usará as fundações robustas estabelecidas no Ano 1 para tornar realidade o rastreamento de grandes volumes de soja e, rapidamente, cumprir as metas do empréstimo para os próximos dois anos. Com mais informação e maior visibilidade de como e onde a soja é produzida, a empresa aprofundará seu foco na capacitação e avaliação do desempenho ambiental e social de seus produtores. Além disso, a COFCO International buscará outras oportunidades para aumentar a eficiência de recursos em suas operações, entre outros compromissos de sustentabilidade cobertos pelos termos do empréstimo. E haverá mais por vir em relação a finanças sustentáveis também.

“Ao aumentar nossos esforços para vincular finanças e sustentabilidade, estamos atuando na vanguarda de um movimento que, provavelmente, se tornará uma prática padrão no futuro”, conclui van Spaendonk. “Trabalhando com nossos bancos, continuaremos a identificar oportunidades, tanto para empréstimos vinculados à sustentabilidade, como para soluções conjuntas inovadoras para ajudar os produtores a obterem acesso a financiamentos e serviços necessários para o investimento em agricultura sustentável”.

Para mais informações sobre a estratégia de sustentabilidade da COFCO International, por favor visite: https://www.cofcointernational.com/sustainability/

Fonte: Comunicação COFCO International