Cafeicultura: Mulheres que mudam o mundo

Imprimir
A 6ª edição do Encontro Mulheres do Café – Conexões que Mudam o Mundo aconteceu no dia 13 de setembro, na Fazenda Capoeira Coffee, em Areado. Idealizado e organizado pela produtora Marisa Contreras, o evento tem como um dos objetivos reunir produtoras e selecionar cafés para a produção especial do Florada, um projeto desenvolvido em parceria com a empresa 3 Corações. Pelo Sistema Faemg/ Senar Minas participaram do evento o vice-presidente Breno Mesquita e a analista técnica Ana Carolina Gomes.

Marisa Contreras fez a abertura do evento, que contou com palestras do proprietário da 3 Corações, Pedro Lima, e da empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Marisa destaca o crescimento do projeto que começou com a participação de 50 pessoas e reuniu na última edição 600.

Com o objetivo de melhorar a vida das cafeicultoras, o evento foi crescendo gradualmente e transformando vidas. Há dois anos a 3 Corações abraçou a causa e começou a selecionar grãos de qualidade e história de vida das produtoras para a comercialização no mercado interno. A edição de 2019 deve receber mais de 650 amostras de café para o projeto, superando o número de 2018.

Para complementar as ações, as produtoras criaram uma cafeteria denominada Belas e apostarão no turismo rural com a venda de produtos especialmente feito por mulheres. A meta é incentivar o turismo rural e criar uma segunda alternativa de renda para as produtoras. Marisa afirma que ainda há muito a fazer. “A minha maior conquista não é produzir um café de qualidade, mas ajudar a transformar a vida de outras mulheres”.

Marisa Contreras (à esquerda), durante o evento

Para Ana Carolina Gomes, esses encontros são importantes para fortalecimento da cadeia produtiva, a busca constante da qualidade e estímulo ao empreendedorismo. “A união de todos em momentos de crise é fundamental para a motivação dos produtores”. Ainda segundo Ana, o Sistema Faemg/Senar Minas é parceiro do projeto e muito poderá contribuir com a capacitação das produtoras e divulgação para outras regiões.

Breno Mesquita, que também é presidente das comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura, ressalta o evento chegar com sucesso à sexta edição, promovendo conexões com foco na qualidade do café e na agregação de valor à cadeia. “Ali se reúnem centenas de empreendedoras de visão, dispostas a dar um passo além, buscando sustentabilidade do negócio e diferenciação do produto. É este o clima geral entre as participantes, e é também a tônica das apresentações dos casos de sucesso, com grandes exemplos de trabalho, planejamento e inovação”.

Fonte: Sistema FAEMG (Por Denise Bueno com fotos de Luiz Valeriano/CCCMG)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *