Café especial: Brasil conhece seus campeões de barismo
O campeonato de Brewers Cup exige que os profissionais elaborem o café por métodos de filtragem manual, empregando suas técnica e habilidade para extrair o melhor da bebida. Quem teve mais eficiência nesse quesito foi Léo Moço, da Café do Moço, de Curitiba (PR), que obteve o título nacional e garantiu sua vaga para a competição mundial da categoria. A segunda colocação ficou com Analice Pereira, da Como em Casa, de Manaus (AM), e o terceiro lugar com Daniel Munari, da Supernova Coffee Roasters, também de Curitiba.
Na disputa de Coffee In Good Spirits, o destaque foi Ariel Todeschini da Motta, da Ponto Gin e da Supernova Coffee Roasters, de Curitiba, que foi quem melhor demonstrou as habilidades de mixologista para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café. O curitibano sagrou-se campeão da categoria e também obteve a vaga para a competição mundial. O segundo colocado foi Gabriel da Cruz Guimarães, da Unique Café Store, de São Lourenço (MG), e o terceiro Murilo Guedes Casado Semeghini, da Octavio Café, de São Paulo (SP).
O também curitibano Daniel Acosta Busch, da Jardins Café, apresentou seu talento ao decorar as xícaras com bebidas à base de leite vaporizado e café espresso e alcançou o título de campeão brasileiro de Latte Art, garantindo sua vaga para o mundial. Emerson do Nascimento, da Coffee Five, do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o segundo lugar, seguido por Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Café Store, de São Lourenço.
Além dos vencedores dessas categorias, o Brasil conheceu, anteriormente, os campeões brasileiros de Torra, título obtido por Donieverson dos Santos, da Bourbon Specialty Coffees, de Poços de Caldas (MG); de Cup Tasters, que foi Carlos Henrique da Silva, da empresa Mogiana Assessoria em Cafés Especiais, de Pedregulho (SP); e de Baristas, conquista de Thiago Sabino, da torrefação Cafés Especiais do Brasil, do Grupo IL Barista, de São Paulo.
Para a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, os campeonatos de barismo focam aprimorar a capacitação desses profissionais no país para ampliar o processo de educação e aprendizagem sobre os cafés especiais ao consumidor. “Produtores e baristas vêm aumentando sua parceria nesses últimos anos, cada um ciente de seu papel, desafios e responsabilidades, o que é importantíssimo para o desenvolvimento do mercado. Essa união é vital, pois são esses profissionais que extraem bebidas com o máximo de qualidade e apresentam suas características, valorizando o produto diferenciado junto ao consumidor final”, destaca.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].
Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Por Paulo André Colucci Kawasaki)