Café ajuda a evitar morte prematura, diz pesquisa

Imprimir
Um estudo divulgado no final de maio por pesquisadores chineses revelou que consumidores de quantidade moderada de café, com ou sem açúcar, tinham risco de morte mais baixo do que não consumidores. Resultados semelhantes foram encontrados para o café instantâneo, moído e descafeinado.

A pesquisa foi publicada na revista Annals of Internal Medicine e teve como base o UK Biobank, que armazena dados genéticos de mais de meio milhão de britânicos. Foram recolhidas informações de DNA e de estilo de vida e saúde de 170 mil pessoas, desde o início de 2006, incluindo detalhes sobre hábitos de consumo de café dos participantes.

Com esses materiais em mãos, os cientistas descobriram que aqueles que bebiam de 2,5 a 4,5 xícaras de café por dia possuíam um risco de morte prematura 29% menor. A mesma tendência foi observada para o café adoçado com açúcar, pelo menos para os que bebiam de 1,5 a 3,5 xícaras diariamente.

Alimento melhora capacidades cognitivas

Na França, estudiosos das universidades de Lille e Estrasburgo demonstraram que o hábito de tomar café pela manhã pode alterar de forma positiva o cérebro. Os resultados, publicados no Journal of Clinical Investigation, mostraram que uma xícara diária de café no início do dia não só tem um efeito despertador nas pessoas, mas também causa melhorias nas funções cognitivas.

Os cientistas alimentaram os camundongos durante duas semanas com uma infusão de água e cafeína. Ao final do experimento, o hipocampo dos roedores, região importante para conhecimento e memória, foi analisado e foram descobertas mudanças significativas na atividade das células cerebrais. Através de testes de aprendizagem, os profissionais testemunharam um aumento na atividade de genes envolvidos em processos como a formação da memória nos animais que consumiram café. Ainda são necessários estudos em humanos, mas os resultados preliminares são promissores.

Café e saúde é na Coffee Run

Para promover a importância do café para uma vida saudável, a Associação Brasileira da Indústria de Café realiza a ABIC Coffee Run, cuja primeira etapa ocorreu no dia 22 de maio, no Centro Histórico de São Paulo. O encontro foi uma oportunidade para estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.

As próximas etapas do evento já possuem data e local definidos: 11 de setembro, na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e dia 20 de novembro, no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro. Para saber como participar, basta acessar o site do evento.

Fonte: Jornal do Café (Por Usina da Comunicação)