Caconde (SP) define regras para contratação de trabalhadores da colheita de café na pandemia

Imprimir

Diante da proximidade da colheita de café, que ocorre em maio, a prefeitura de Caconde (SP) definiu regras que estabelecem medidas de segurança contra a Covid-19 para a contratação de trabalhadores rurais vindos de outras cidades.

Uma das cidades maiores produtora de café do estado de São Paulo, com cerca de 14 mil toneladas por ano, Caconde recebe muita gente de fora para trabalhar nas lavouras nesta época do ano.

“[Entre] 60% e 70% da economia local neste período é gerada pela colheita do café. Então nós estaremos passando todos os protocolos de saúde [para] transporte, alimentação, uso de máscara, álcool em gel”, disse o prefeito João Filipe (PSDB).

Decreto

A adoção de medidas tem o objetivo de diminuir a propagação do coronavírus no município. Dentre essas obrigações para contratação está a autorização prévia da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Os empregadores também deverão realizar o cadastro dos trabalhadores na Diretoria de Saúde e nas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, indicando nome completo, documentos pessoais, local de origem e de destino (local de trabalho) na cidade.

Confira todas as regras

Além disso, as fazendas devem fornecer produtos de higienização (álcool em gel, água, sabão), orientar os trabalhadores sobre os sintomas da Covid-19 e sobre o uso correto das máscaras e higienizar os ambientes de transporte coletivo.

“Estaremos dando palestras, treinamentos sobre a forma que [os trabalhadores] devem ser transportados, sempre prezando pela saúde do próximo”, afirmou o prefeito.

Fonte: EPTV e G1 São Carlos e Araraquara