Brasileira ganha bolsa integral em Mestrado sobre café na Itália

Imprimir
Foto: Arquivo pessoalA Fundação Ernesto Illy definiu o nome da estudante selecionada para receber bolsa integral para a edição 2017 do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy). A mineira Livia Mundim, de 30 anos, foi escolhida entre 165 candidatos (recorde de inscrições) e embarcará em janeiro para Trieste, na Itália, para fazer as 400 horas de atividades do curso e obter vivência em um dos maiores polos cafeeiros do mundo.

Residente em Uberlândia e natural de Monte Carmelo, município inserido na importante região cafeeira do Cerrado Mineiro, Livia tem histórico familiar fortemente ligado ao cultivo do café: seu avô era proprietário de lavoura e passou sua experiência e paixão pelo cultivo aos filhos, responsáveis por expandir o negócio e investir em qualidade. Hoje, a fazenda da família faz parte da cooperativa dos produtores da região do Cerrado.

Livia é formada em comunicação social e pós-graduada em gestão de negócios. Morou por cinco anos no Canadá, onde se aperfeiçoou na área de gestão de pessoas e se especializou ainda mais em café, fazendo pesquisas, parcerias e disseminando a qualidade do café brasileiro entre o exigente público canadense. “Tive a oportunidade de degustar vários cafés de outras partes do mundo, como Kenya Peaberry e Colombian Gueicha. Aprendi sobre aromas, sabores e composição de blends”, conta.

Apaixonada pela cafeicultura, ela tem grandes expectativas em relação ao mestrado. “Estarei rodeada pelos maiores especialistas no mercado cafeeiro e pessoas de países produtores importantes, como Etiópia e Colômbia. Quero dividir com os produtores do Cerrado Mineiro todo o conhecimento adquirido e melhorar cada vez mais a qualidade do nosso café, principalmente na fazenda da minha família, para que possamos chegar ao nível de qualidade exigido pela illycaffè”, afirma a estudante.

Direcionado a profissionais graduados em Economia, Administração, Engenharia, Engenharia Agronômica ou Ciências, o curso tem como objetivo oferecer formação multidisciplinar sobre o mundo do café, englobando todo o ciclo produtivo desde o seu cultivo até os serviços de alimentação, incluindo a logística e o processo de industrialização. O intuito é consolidar e desenvolver relações entre as universidades e o mundo dos negócios, transferindo aos alunos o conhecimento tecnológico e cultural da illycaffè. As inscrições para alunos pagantes vão até 1º de outubro, diretamente com a Fundação Ernesto Illy, na Itália, pelo e-mail [email protected] (em inglês).

A Fundação Ernesto Illy fornece bolsas de estudos integrais para estudantes provenientes de países produtores de café. A Universidade do Café Brasil foi responsável por receber e pré-selecionar os candidatos brasileiros à bolsa. A UDC Brasil resulta de uma parceria da illycaffè com o Centro de Conhecimentos em Agronegócios (Pensa), programa de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração. Os cursos podem ser acessados no portal: universidadedocafe.com.

Sobre a illycaffè
Fundada em Trieste, na Itália, em 1933, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Foi a parceira oficial da EXPO Milão 2015, criando e gerenciando o conteúdo, as exposições e eventos centrados no café na área comum do Coffee Cluster (Pavilhão do Café). Quase 7 milhões de xícaras de café illy são consumidas diariamente no mundo. Os produtos illy são comercializados em mais de 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil restaurantes e cafeterias. A empresa mantém relacionamento direto e duradouro com os melhores cafeicultores do mundo, inclusive no Brasil, com a colaboração do Clube illy do Café, fornecendo-lhes conhecimentos e tecnologia, além de preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega cerca de 1.200 pessoas globalmente e em 2015 registrou receitas consolidadas de 437 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *