Brasil deixou de exportar cerca de 3 milhões de sacas de café; saiba os motivos

Imprimir
O Brasil exportou 3,8 milhões de sacas em dezembro 2021, aumento de 18,4% em relação ao mês anterior, mas uma queda de 14,1% em comparação a dezembro 2020. O contínuo problema de falta de contêineres, cancelamentos de booking e alta nos custos dos fretes ainda limitam as exportações.

Entre janeiro e dezembro de 2021, as exportações atingiram 40,4 milhões de sacas, 9,7% menor quando comparado ao mesmo período em 2020. Os dados fazem parte do relatório “Brazilian Coffee Monthly Update: January 2022,” do Rabobank, banco especializado em soluções financeiras para o agronegócio.

De acordo com o Cecafé, o país deixou de exportar cerca de três milhões de sacas devido aos atuais problemas logísticos. Além desses gargalos, o ciclo de baixa produção em 2021 deve pesar contra as exportações brasileiras para os próximos meses.

Apesar de um bom cenário de clima e ciclo produtivo maior (para o arábica), os problemas climáticos que ocorreram anteriormente devem limitar a produção de café em 2022/23, até o momento estimado em 63,5 milhões de sacas (42 milhões de arábica), 12% maior em relação à safra passada. No entanto, 12% menor em relação ao último ciclo de alta produção.

Fonte: O Globo – Coluna Miriam Leitão (Por Ana Carolina Diniz)