Aprender brincando: Coopama promove “Dia de Cooperar” em Machado (MG)

Imprimir
O primeiro sábado de julho marca o “Dia de Cooperar”, ou “Dia C”. Uma data criada em 2009 pelo Sistema Ocemg, com o objetivo de valorizar o trabalho voluntário e contribuir com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, garantindo melhor qualidade de vida para as pessoas. O “Dia C” está alinhado com o 7º principio cooperativista, que é o interesse pela comunidade, e o valor da responsabilidade social.

Esse ano, o projeto “Aprender Brincando”, foi a forma encontrada pela Coopama para promover uma transformação social no Bairro Santo Antônio 2, em Machado. O projeto oferece apoio à Associação Movidos pelo Amor, que atende 42 crianças carentes.

Atualmente o projeto conta com estrutura para receber essas crianças e oferecer café da manhã, almoço, lanche da tarde, além de aulas de reforço escolar, artesanato e outras atividades. O projeto se tornou uma alternativa para que as crianças não fiquem na rua, melhorem o desempenho escolar, sejam socializadas e exerçam a cidadania, de maneira lúdica e educativa.

dia c coopama (500 x 665)Com a pandemia, as atividades na sede do projeto estão suspensas, mas as crianças não ficaram desamparadas. Todos os dias, elas recebem o café da manhã. Pães e leite são doados visando à segurança alimentar dessas famílias.

Pensando nas atividades educativas, uma brinquedoteca será montada no espaço da associação. Dessa forma as crianças serão atendidas com brinquedos educativos, que poderão ser levados para casa em forma de empréstimo. Enquanto fazem uso de brinquedos educativos, as crianças estimulam as habilidades motoras, a atenção e a capacidade de memorização e de expressão. Com essa ação, as crianças, mesmo em casa, terão a oportunidade de brincar e aprender.

Para a coordenadora da Associação, Adriana Fernandes, o projeto é a realização de um sonho: “O projeto começou quando duas crianças bateram na minha porta pedindo um pão. Saber que hoje em dia podemos oferecer muito mais que isso é um sonho. E fico muito feliz de ter a ajuda da comunidade e de parceiros como a Coopama. Sem esse apoio não seria possível ajudar tanta gente.”

Atualmente, o “Dia C” é um evento nacional que conta com a participação de mais de mil cooperativas, em todos os estados do Brasil, e é reconhecido mundialmente como o maior programa de voluntariado cooperativista do mundo. No ano passado, só em Minas Gerais, o “Dia C” reuniu 278 cooperativas, de quase 300 municípios, com aproximadamente 43 mil voluntários, que ajudaram 1.404.743 pessoas.

A data não foi escolhida ao acaso, o Dia Internacional do Cooperativismo também é celebrado no primeiro sábado de Julho. O objetivo de juntar as duas datas é fomentar o voluntariado cooperativo, e demonstrar a importância das boas relações com a comunidade, realizando ações sociais comunitárias que fortalecem a imagem e reputação, além de incentivar os cooperados, empregados e familiares a aderir e participar de iniciativas voltadas para o desenvolvimento da comunidade e o bem-estar social.

Fonte: Departamento de Marketing Coopama