Após cursos na área de café, ex-aluna do SENAR é chamada para trabalhar com exportação no Sul de Minas

Imprimir
Caroline Carneiro é a nova integrante da equipe Atlantica Tranding Coffee, que pertence ao Grupo Montesanto Tavares com sede em Varginha. A proposta foi para trabalhar na área de Planejamento de Operações, que vai desde as fazendas, armazéns até a distribuição internacional. “Começo na próxima segunda-feira, dia 20. Agradeço ao SENAR por tudo”.

No início deste ano, Caroline se inscreveu nos cursos de Degustação e Classificação e de Torra pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Realizou os treinamentos na cidade de Dom Viçoso, próximo a sua cidade natal Carmo de Minas. A organização dos cursos foi feita pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas.

“Aprendi muito com o professor Roberto Gregatti. O interesse em fazer os treinamentos surgiu primeiro para aplicar na marca do meu café, mas depois, conversando com o professor pelo fato de já ter tido uma experiência internacional, ele me disse que seria legal buscar uma oportunidade em exportação de café e me passou uma lista de exportadoras para enviar o meu currículo. Assim eu fiz e deu certo”, conta.

Segundo o instrutor Roberto Gregatti, Caroline vem de uma tradicional família produtora de café. É muito aplicada, dedicada e comprometida com tudo que faz. “Ela fez os cursos que deram uma base para trabalhar na empresa. Com certeza irá agregar ao seu novo trabalho. Acredito que a participação nos cursos tenha sido um pré-requisito para sua aprovação. Caroline é competente. O esforço dela deu resultado com total apoio do SENAR”, diz.

O instrutor Roberto Gragatti com a turma de Caroline, antes da pandemia

Uma paixão chamada café

Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Caroline realizou intercâmbio acadêmico em Paris, onde permaneceu por um ano. Nesse período em que ficou na Europa o interesse pelo café aumentou. “Conheci lindas cafeterias por lá. Meu irmão na época morava na Irlanda e tivemos a ideia de criar uma marca de café assim que voltássemos para o Brasil”.

Em 2018 o irmão Daniel Carneiro, também ex-aluno do SENAR, deu andamento ao projeto de criação da marca de café. No mesmo ano abriram o Cafezim di Carmo. “No início de 2018 fui morar em Araraquara, interior de São Paulo, onde fui apresentando o Cafezim di Carmo e levando informações sobre o café da Mantiqueira de Minas”. Em agosto de 2019, Caroline retornou para Minas para ajudar o irmão mais efetivamente no café.

Caroline, em visita técnica à Fazenda Boa Vista, em Dom Viçoso

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Lavras (Por Lisa Fávaro)