Agro na Escola vai promover o conhecimento sobre o setor agropecuário em Minas

Imprimir

Instituição em Senhora dos Remédios será a primeira a receber o programa do Sistema Faemg Senar

Possibilitar o conhecimento das cadeias produtivas, sensibilizando para a importância do Agro e levar à vivência do dia-dia de uma propriedade rural. Esse é o objetivo do programa Agro na Escola, promovido pelo Sistema Faemg Senar e pelo Sindicato Rural de Barbacena, que vai começar na próxima semana, em Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes.

“Vai além de educar e informar. O programa busca formar uma geração que valorize o setor, compreenda a importância da sustentabilidade e os desafios futuros relacionados à produção de alimentos”, afirmou Michelle de Paula, analista de promoção social do Sistema Faemg Senar.

65 alunos da Escola Municipal Coronel José Elói Benedito devem participar. A trilha de aprendizagem do Agro na Escola conta com seis módulos:

  • 13/05 – Introdução: De onde vem a nossa comida? (2h);
  • 14/05 – Olericultura e Fruticultura (2h);
  • 15/05 – Pecuária (2h);
  • 16/05 – Eu, o outro e nós: Fortalecimento das habilidades socioemocionais (2h);
  • 17/05 – Visita guiada à uma propriedade rural (4h);
  • 20/05 – Agro e meio ambiente (2h).

O Agro na Escola deve auxiliar na difusão de conhecimento e também no combate à desinformação sobre o setor. “Nosso principal foco é mostrar a eles a grande importância da produção agrícola e pecuária. Desejamos também mostrar que nossa produção obedece aos critérios de sustentabilidade e, a partir disso, prepará-los para serem disseminadores de informações verdadeiras sobre o que vem do campo.”, afirmou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora.

O programa é voltado para alunos de escolas públicas, de 6 a 15 anos e vai atender a quatro turmas, no contraturno das aulas regulares. Durante os módulos, também vai ser possível semear plantas em garrafas pet, acompanhar um teste de qualidade do leite e conhecer a rotina de uma propriedade rural. O local escolhido para a visita guiada foi o Sítio Mutuquinha, que produz leite. “Introduzir as crianças ao mundo do agronegócio faz com que elas aprendam de onde vêm os alimentos que consomem diariamente, além de promover uma compreensão mais profunda da importância do setor para a sociedade.”, analisou Michelle de Paula.

A Escola Municipal Coronel José Eloi Benedito fica na rua dos Expedicionários, 47, no centro. A propriedade rural que será visitada fica na zona rural da cidade, a cerca de 8 quilômetros da escola.

Para mais informações, entre em contato através dos canais abaixo:

Flávio Christo – Assessor de Comunicação
Escritório Regional de Juiz de Fora – ER07
Tel.: 55 32 99812-4711
[email protected]

Fonte: Senar Minas