Agricultura promove Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulistas

Imprimir
Produtos vencedores ganham direito de participar do concurso estadual; premiação acontece anualmente no Palácio dos Bandeirantes

O Concurso de Qualidade do Café acontece há 13 anos no Polo Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), gerida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Trata-se de uma iniciativa dos pesquisadores e técnicos da Pasta que ficam nos municípios de Monte Alegre do Sul, Amparo, Socorro e Serra Negra em parceria com o Sindicato Rural de Amparo.

A ação foi essencial para alavancar a produção de cafés especiais na região do Circuito das Águas Paulistas, promovendo o reconhecimento dos cafeicultores locais e gerando renda e oportunidade de crescimento.

Segundo Daniel Gomes, pesquisador da Secretaria e um dos criadores do evento, o concurso foi um divisor de águas na valorização dos cafeicultores e cafés da região. “Antes do concurso, o café do Circuito das Águas Paulistas era praticamente desconhecido e era vendido por baixos valores por saca. Hoje, a região mostrou que tem alto potencial para produzir, e, nos últimos cinco anos, amostras de cafés especiais saíram daqui e ganharam destaque brasileiro em termos de qualidade”, afirmou.

Cafés especiais

Daniel Gomes contou ainda que, com o sucesso do concurso, o Polo Leste Paulista passou a promover cursos de classificação de bebidas e cafés especiais, potencializando o desenvolvimento dos produtores, que deixaram o cultivo destinado a café commodity de baixa qualidade e estão se dedicando ao nicho de cafés especiais, gerando melhoria de renda e fixando o cafeicultor na atividade.

Neste ano, foram inscritas 48 amostras da região para participar do concurso, que foram avaliadas por três provadores de café: Sertório Neto, Camila Arcanjo e Anderson Luz. As amostras são divididas nas seguintes categorias: Natural, CD (descascado), Microlote e Nanolote. A prova leva em consideração atributos muito importantes para o café, como aroma, acidez, corpo e doçura.

Os cafés vencedores da etapa regional do Circuito das Águas Paulistas ganham direito de participar do concurso estadual, organizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé).

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto: Erasmo Pereira