ABIC passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

Imprimir
A sustentabilidade se tornou uma preocupação central de boa parte dos consumidores. Com a pandemia e as mudanças climáticas, os cidadãos ficaram mais atentos às necessidades do planeta e de como as atitudes individuais podem afetar o mundo. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que sempre se preocupou com o tema da Sustentabilidade e, em 2007, lançou o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS), visando estimular o consumo consciente, agora, dá mais um passo importante e passa a fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU).

A Rede Brasil mobiliza a comunidade empresarial na adoção voluntária e na promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente e da anticorrupção. Com essa adesão, a Associação deverá reportar, anualmente, o progresso em relação aos princípios, estimulando a evolução constante de práticas internas de sustentabilidade.

Paula Tavares, Consultora em Sustentabilidade da Associação, afirma que esse é um avanço muito importante para a organização: “Ao aderir ao Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade em todo o mundo, a ABIC se compromete com os Dez Princípios e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com acesso a diversos benefícios que contribuem para avanço da entidade.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esses objetivos, ou ODS, dizem respeito a uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Ela foi proposta pela ONU, em 2015, aos países parceiros e, envolve um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil em conquistar, até 2030, um mundo mais saudável e justo para todos.

Os benefícios incluem uma série de treinamentos nos temas relevantes em ESG, onde será possível realizar trocas com outras organizações engajadas nos mesmos objetivos. A Associação agora também poderá participar das principais conferências globais sobre desenvolvimento sustentável, como a Conferência das Partes sobre o Clima (COP), que será realizada em novembro em Genebra, na Suíça.

Essa aliança reforça a preocupação da ABIC com pautas como agricultura sustentável e meio ambiente, assuntos tratados com muita importância e compromisso. Além do PCS, a entidade realiza campanhas como a “Recicle! É tudo de bom!” e o programa de logística reversa para o recebimento e destinação ambientalmente correta de cápsulas de todas as marcas, “Muitas iniciativas têm sido alinhadas com parceiros de segmentos diversos em busca de melhores práticas de desenvolvimento sustentável”, comenta Paula.

Fonte: Usina da Comunicação