XIV Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores será realizado na UFLA com o lançamento do Bureau de Inteligência do Café

Imprimir

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Emater/MG promovem o XIV Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores, na próxima quarta-feira (16), com início às 8 horas, no Salão de Convenções da UFLA. Um dos mais tradicionais encontros técnicos da cafeicultura nacional, o evento deverá reunir autoridades, pesquisadores, estudantes e cafeicultores para debater os desafios e oportunidades da cafeicultura na maior região produtora do país.

Na programação, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Alves do Nascimento, fará uma apresentação sobre as ações do Governo de Minas para a cafeicultura. Na sequência, haverá o lançamento do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, pelo coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior. Também haverá a apresentação da palestra “Certifica Minas Café – uma nova opção para o cafeicultor mineiro”, que será proferida pelo coordenador do programa, Julian Silva Carvalho (Emater/MG). 

Na parte da tarde, das 14 às 16 horas, será realizado um dia de campo nas instalações do setor de cafeicultura da UFLA, com mostra de máquinas, equipamentos e produtos. O dia de campo contará com seis estações para demonstração de resultados de pesquisas nas áreas de fertilidade do solo, fitopatologia, mecanização, pós-colheita e irrigação. O Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) também fará apresentação de resultados de pesquisas.

A região sul do Estado destaca-se pela liderança em produção, qualidade do produto e por ser referência em pesquisa e na formação de profissionais qualificados para o setor. A UFLA é reconhecida nacional e internacionalmente pela atuação do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé, responsável por um arrojado programa de pesquisa, com mais de 100 professores e pesquisadores de diferentes departamentos, atuando em diversas áreas do conhecimento. A Universidade também é sede do Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Polo de Excelência do Café e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café).

O evento é organizado pela UFLA, por meio do Núcleo de Estudos em Cafeicultura – Necaf e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater/MG, contando com o apoio do Polo de Excelência do Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Núcleo de Estudosem Pós Colheitado Café-Pós-Café.

Fonte: Ascom Ufla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *